Rankings na educação superior Brasileira: Uma aproximação aos rankings públicos e privados

Autores

  • Adolfo Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Henrique da Silva Lourenço Universidade Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4624

Resumo

No presente artigo, realizou-se uma aproximação teórica aos rankings acadêmicos, públicos e privados, resultante de pesquisa bibliográfica, na tentativa de compreender sua complexidade e trajetória na realidade brasileira. Defende-se, que as mudanças derivadas da transformação do Estado Provedor para um modelo de Estado Avaliador, reforçaram as tendências em torno das avaliações, índices e classificações por meio de rankings, constatando-se no Brasil, a incipiência de rankings públicos e privados diante da existência de um mercado no qual acabam ganhando legitimidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2/Educação).

Henrique da Silva Lourenço, Universidade Paulista.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente no Curso de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Docente no Curso de Direito da Faculdade de Bertioga (FABE).

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO