Educação em Saúde e Parasitologia: uma experiência integradora
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4655Abstract
O estudo da Parasitologia embasa a construção de conhecimentos e propicia o reconhecimento de determinantes sociais e ambientais na transmissão das doenças parasitárias. Práticas de ensino mediadas por procedimentos significativos podem impactar positivamente o aprendizado dos graduandos. Objetivou-se com esta pesquisa compartilhar metodologias que favoreçam a aprendizagem através da utilização de práticas investigativas e reflexivas. Nos procedimentos metodológicos, além das aulas teóricas e práticas, foram desenvolvidas atividades que envolveram visitas a laboratórios de análises clínicas e curso de capacitação em ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados demonstraram que as práticas docentes utilizadas atualmente se distanciam da abordagem contextualizada e problematizadora que a disciplina impõe. Esta pesquisa aponta a necessidade de (re)pensar o ensino de parasitologia sob o ponto de vista de uma aprendizagem bem-sucedida e oferece aos docentes pressupostos de uma educação contemporânea.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Eliana Anunciato Franco de Camargo, José Tarcísio Franco de Camargo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND