Ensinar gênero e sexualidade na escola: desafios para a formação de professores

Authors

  • Lilian Correia Pessôa Universidade Paulista - UNIP
  • Rodnei Pereira Universidade Paulista - UNIP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Rodrigo Toledo Universidade Paulista - UNIP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4729

Abstract

No último biênio, período em que as discussões sobre os planos nacional, estaduais e municipais de educação se intensificaram, as questões sobre gênero estiveram no centro dos debates, tendo sido retiradas da maioria dos planos. Atrelado a isso, há projetos de leis, alguns já aprovados, em âmbito municipal, que intentam coibir que as escolas brasileiras trabalhem com o tema, sob a suposição de “doutrinação ideológica” e de uma tentativa de grupos sociais que lutam pelos direitos das mulheres e da população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros) de corromper as juventudes. Em uma tentativa de contraposição ao senso comum que vem sustentando essas discussões, este trabalho problematiza a importância das discussões de gênero para a formação de professores, a partir do levantamento de dúvidas em um grupo de discussão realizado com jovens de uma escola de ensino médio de ensino integral, na cidade de São Paulo.

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Author Biographies

Lilian Correia Pessôa, Universidade Paulista - UNIP

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, desde 2015, onde também obteve o título de Mestre em Educação: Psicologia da Educação em 2010. Graduada em Pedagogia pela Universidade Sao Judas Tadeu (2000). Professora universitária no curso de Pedagogia desde 2009 e Coordenadora Local em um dos campi da Universidade Paulista (UNIP). Desenvolve pesquisa na área de Formação de Professores e de Metodologia do Ensino da Leitura e da Escrita. É membro do grupo de pesquisa "Políticas Públicas, Gestao e Formação de Professores" na Universidade Paulista.

Rodnei Pereira, Universidade Paulista - UNIP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Licenciado em Pedagogia, Filosofia e Letras, Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Atualmente é professor de cursos de graduação e Especialização em Educação e Psicologia e consultor em Educação, assessorando a implementação de Políticas Públicas de Educação e Cultura. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: formação de professores; formação de formadores; coordenação pedagógica; metodologias e práticas de ensino; direitos humanos.

Rodrigo Toledo, Universidade Paulista - UNIP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutorando em Psicologia da Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Mestre em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Sujeitos, Formação e Aprendizagem da Universidade Cidade de São Paulo - Unicid/SP. Atualmente é Docente e Responsável Técnico do curso de Psicologia na Universidade Ibirapuera - Unib e Supervisor de Estágio e Docente da Universidade Paulista - UNIP. É Conselheiro Coordenador do GT História e Memória da Psicologia e da Membro da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), gestão 2016-2019. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em intervenções em contextos escolares e comunitários, especializando-se nas temáticas de gênero, sexualidade, desigualdade social e direitos humanos.

Published

2017-09-19

Issue

Section

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO