AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ESCOLA: REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS NO TRABALHO ESCOLAR

Autores

  • Julio Gomes Almeida Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
  • Janete Ribeiro Nhoque Universidade do vale do Itajai - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4781

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou a percepção que professores e gestores de escolas públicas têm sobre a aceitação, pelos respectivos sistemas de ensino, dos resultados das avaliações em larga escala como indicador de qualidade, e envolveu profissionais de três escolas públicas da cidade de São Paulo.Na sua realização, foi adotada a abordagem qualitativa de cunho exploratório, complementados por um questionário versando sobre conceitos do campo da avaliação e procedimentos adotados pelas escolas, considerando os resultados das avaliações em larga escala. Utilizou-se como aporte teórico Horta Neto (2013), Domingues e Oliveira (2012), Bonamino e Sousa (2012), Bauer, Alavarse e Oliveira (2015) entre outros. A análise dos dados revela que os resultados das avaliações em larga escala vêm repercutindo na organização do trabalho escolar e, apesar de algumas repercussões negativas, podem originar medidas com vistas às melhorias educacionais voltadas para a qualidade do ensino público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Gomes Almeida, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Supervisor Escolar aposentado da rede pública municipal de São Paulo, Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universalidade Cidade de São Paulo – UNICID.

Janete Ribeiro Nhoque, Universidade do vale do Itajai - UNIVALI

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, diretora de escola pública aposentada e doutoranda em Educação na Universidade do Vale de Itajaí –UNIVALI.

Downloads

Publicado

2018-01-17

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO