A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE SI MESMO E DA PROFISSÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4829Abstract
O objetivo deste estudo foi analisar as Representações Sociais (RS) de si mesmo e da profissão docente e suas justificativas de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB) de uma cidade da região central do Rio Grande do Sul. Essa pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso utilizou como instrumento o Teste de Associação Livre de Palavras, tendo a interpretação por meio da análise de conteúdo. Participaram 20 professores de EF da EB da referida cidade. Concluímos que foi possível representar a profissão docente em duas palavras (trabalho e sustento), o trabalho docente em cinco palavras (ensinar, gratificante, desvalorização, estressante e isolado) e ser professor também em cinco palavras (educador, vocação, profissional, conhecimento e amigo), sendo que das doze palavras, nove foram com conotação positiva e três com conotação negativa. Assim, as RS dos professores estudados sobre a temática são positivas em sua maioria.
Palavras-chave: Educação Física. Representação Social. Profissão Docente. Educação Básica.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Hugo Norberto Krug, Marilia de Rosso Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Cassiano Telles, Patric Paludett Flores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND