O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5341Abstract
Este artigo, em linhas gerais, apresenta uma análise sobre o conceito de Currículo Oculto e a relevância de estudá-lo na formação de professores. O currículo é entendido aqui como um conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes dentro do contexto escolar, como um todo organizado em função de propósitos educativos e de saberes, atitudes, crenças e valores que expressam e concretizam formal e informalmente o ensino. O estudo sobre o conceito de Currículo Oculto foi bastante intenso nas décadas de 1960 a 1980, quando os teóricos das teorias críticas do currículo demonstraram que se ensinava na escola muito mais do que conscientemente se revelava. Com efeito, este artigo busca a partir de estudos bibliográficos destacar que o currículo oculto está vivo dentro do ambiente escolar, o que demonstra a necessária discussão sobre o tema, pois esses ensinamentos influenciam sobremaneira na formação da identidade dos alunos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Viviane Patricia Colloca Araujo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND