POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NO BRASIL: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SANTO ANDRÉ

Autores

  • Celso do Prado Ferraz de Carvalho
  • Amanda Sousa Batista do Nascimento Secretaria Municipal de Educação de Santo André

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5579

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada na Rede Municipal de Santo André-SP, cujo objetivo foi analisar o processo de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Por meio da fala das professoras e assistentes pedagógicos mapeou práticas e obstáculos ocorridos na implementação da política. Os procedimentos metodológicos consistiram na revisão de literatura acerca da implementação de políticas educacionais inclusivas, na análise de documentos tanto nacionais como estrangeiros sobre o tema e em um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e assistentes pedagógicos de duas Unidades Escolares. O contexto mais amplo da pesquisa foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas, formulado por Ball, e as entrevistas na análise de discurso, de Orlandi. A pesquisa demonstrou como o processo de implementação de política pública envolve aspectos institucionais, demarcados pela legislação vigente, e aspectos individuais, definidos pela autonomia do professor.

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Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação - Departamento de Educação - Universidade Nove de Julho.

Líder do Grupo de pesquisa Política e Gestão Educacional

Amanda Sousa Batista do Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Santo André

Mestre em Educação.

Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Santo André

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Publicado

2019-01-21

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO