DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5848Abstract
O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os desafios e os sentimentos expressos na docência com alunos com deficiência incluídos nas aulas de EF Escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que, apesar do respaldo legal, o sistema educacional até hoje, não se estruturou para o oferecimento da Educação Inclusiva, pois foram apontados vários desafios que originaram sentimentos negativos que são fonte de sofrimento para os docentes estudados e, por consequência, dificultam a qualidade do ensino proporcionado aos alunos com deficiência.
Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Inclusão. Desafios. Sentimentos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan Krug
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND