“VÃO TER QUE APRENDER MUITO SOBRE A GENTE”: ELEMENTOS DAS CRIANÇAS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE APRENDIZAGENS NA PRÉ-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6321Abstract
Este artigo tematiza as aprendizagens das crianças pequenas na pré-escola com o objetivo de compreender como elas as significam em seus cotidianos. Com bases teóricas na Pedagogia da Infância, busca-se ampliar o debate sobre as aprendizagens na/da Educação Infantil, visto que a Base Nacional Comum Curricular propõe um currículo não disciplinar e que a pré-escola precisa reafirmar-se como uma etapa não preparatória aos anos seguintes de escolarização. O percurso metodológico deste estudo foi construído a partir dos pressupostos da Pesquisa com Crianças, inspirada etnograficamente, e os dados foram produzidos em uma escola pública do município de Osório/RS, junto a 14 crianças de 5 anos de idade. As análises indicaram que as crianças identificam a pré-escola como um contexto em que são construídas tanto aprendizagens formais quanto cotidianas; além disso, que essas aprendizagens são significadas a partir das suas brincadeiras e nas suas interações. Considera-se que o ponto de vista das crianças sobre o que e como aprendem traz uma profícua colaboração para a construção de contextos educativos que valorizem os percursos de aprendizagem das crianças pequenas em sintonia com as especificidades das infâncias na primeira etapa da Educação Básica.Downloads
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Copyright (c) 2020 Claines Kremer, Carolina Gobbato, Maria Carmen Silveira Barbosa
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