CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO: BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar as características da pesquisa educacional sobre o currículo do Ensino Médio. Este trabalho, de abordagem qualitativa e quantitativa, contou como fonte de dados o portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o EBSCOhost, considerando o período de 2015 a 2018. Os resultados evidenciam que o número de pesquisas sobre o currículo do Ensino Médio vem crescendo no período investigado; a abordagem qualitativa prevalece nas investigações realizadas; a entrevista e a pesquisa documental são as principais metodologias de coleta de dados; a maior produção sobre o tema se concentra nos programas de pós-graduação de instituições federais. A análise dos resumos revela que as pesquisas buscam, em sua maioria, compreender as políticas e reformulações curriculares propostas para esse nível de ensino e que um tema pouco pesquisado é a formação de professores para o ensino médio.Conselho
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Jane Mery Richter Voigt, Leiri Aparecida Ratti, Alisson Gonçalves Paulus
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND