PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6397Abstract
Este estudo caracteriza os processos e caminhos que uma escola pode percorrer para implantação da Associação de Professores, Mestres e Comunidade (APMC) numa perspectiva de gestão democrática. A implementação de uma gestão escolar democrática vinha sendo uma exigência da sociedade, que a entendia como elemento de transformação social, em que igualdade, solidariedade e justiça fossem realidade para todos. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e foram tratados de forma qualitativa. No processo houve a verificação de que a APMC pouco participa nas discussões com vista a dinamização das atividades escolares. De outro modo, revelou-se maior envolvimento dos Pais e encarregados da Educação o que demonstra maior interesse na melhoria da qualidade de ensino no interior da organização escolar, a busca de qualidade que tem justificado a presença de militares no processo de gestão de algumas escolas no Amazonas. Há necessidade de superação da contradição existente entre o discurso e a prática da gestão democrática.
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Copyright (c) 2020 Fabiane Maia Garcia, Arminda Rachel Botelho Mourão, Sebastiao Juvencio Rumbane, Janderson Gustavo Soares de Almeida
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