PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6397Abstract
Este estudo caracteriza os processos e caminhos que uma escola pode percorrer para implantação da Associação de Professores, Mestres e Comunidade (APMC) numa perspectiva de gestão democrática. A implementação de uma gestão escolar democrática vinha sendo uma exigência da sociedade, que a entendia como elemento de transformação social, em que igualdade, solidariedade e justiça fossem realidade para todos. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e foram tratados de forma qualitativa. No processo houve a verificação de que a APMC pouco participa nas discussões com vista a dinamização das atividades escolares. De outro modo, revelou-se maior envolvimento dos Pais e encarregados da Educação o que demonstra maior interesse na melhoria da qualidade de ensino no interior da organização escolar, a busca de qualidade que tem justificado a presença de militares no processo de gestão de algumas escolas no Amazonas. Há necessidade de superação da contradição existente entre o discurso e a prática da gestão democrática.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Fabiane Maia Garcia, Arminda Rachel Botelho Mourão, Sebastiao Juvencio Rumbane, Janderson Gustavo Soares de Almeida
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND