PRÁTICAS LEITORAS EM E-READERS: UM ESTUDO DO TIPO ETNOGRAFIA VIRTUAL
Abstract
As tecnologias se configuram como marcas históricas e culturais das sociedades ao longo do seu processo de desenvolvimento e, quando apropriadas pela cultura, delineiam novos comportamentos, bem como os comportamentos leitores ocasionados pela imersão na cultura digital e na cultura da mobilidade, como se pode observar com a ascensão de leitores digitais ou e-readers. Nesse sentido, o objetivo é compreender a constituição dos perfis dos sujeitos leitores e as práticas de leitura dos indivíduos que utilizam os leitores digitais como suportes de leitura, este trabalho foi realizado. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo, materializado num estudo de caso com inspiração na etnografia virtual, onde as redes digitais se constituíram lócus de construção dos dados. Discute as transformações oriundas da cultura digital e como isso reverbera nas práticas de leitores e no seu comportamento diante do livro. O estudo conclui que os e-readers potencializam as experiências de leitura tanto no que tange aos comportamentos leitores quanto ao consumo de livros digitais.
Palavras-chave: Leitura. Cultura digital. Leitores digitais. E-reader.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Handherson Leyltton Costa Damasceno, Barbara Coelho Neves, Raphaelle Nascimento Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND