REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO EM UM FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7729Keywords:
Educação Física escolar, Paulo Freire, DiálogoAbstract
This article brings reflections about a sequence of Physical Education classes about hitting games and sports underpinned by Paulo Freire’s conception of dialog. The experience ocurred in 2018 with two groups of year one from Elementary in a public school at the countryside of estate of São Paulo. The classes were registered in a field diary organized and analyzed based on the reference already mentioned. The dialogical relationship between educator and student is essential so that words and gestures encountered during the classes can be really heard, providing a meaningful learning. Besides, teachers need to review their pedagogical actions permanently and with honesty and rigorousness in order to improve them.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC / SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 12. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, Paulo.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GHILARDI, Reginaldo. Formação profissional em educação física: a relação teoria e prática. Motriz. v. 4, n. 1, p. 1-11, Junho, 1998.
NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018.
REDIN, Euclides. Humildade (verbete). In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008. p. 212-213.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, 1984.
SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015.
SPOLAOR, Gabriel da Costa; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Rola bola: dispositivo que produz guetos culturais. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, v. 34, n. 4, 2020. p. 623-637.
STRECK, Danilo R. Rigor/rigorosidade (verbete). In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008. p. 362-364.
TEIXEIRA, Aleluia Heringer Lisboa. Quem ganha fica? Os jogos e brincadeiras na escola. Revista Digital Ef. Desportes, v. 1, n. 101, 2006. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd101/jogos.htm. Acesso em: 10 maio 2021.
ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/Dialogicidade (verbete). In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008. p. 117-118.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Priscila Errerias Bonfietti, Elaine Prodócimo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND