PESQUISA-AÇÃO E SEUS ASPECTOS METODOLÓGICOS NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8767Keywords:
Professional master’s degree, education, action researchAbstract
Research in the Professional Master's Degree has shown its proximity to reality to propose alternatives and solutions. There are few investigations that seek to understand how the research methodologies adopted in Professional Masters are configured. Therefore, this article aims to analyze how action research was used in relation to instruments, methodological processes and the theoretical approach in dissertations of Professional Masters in Education. The nature of the research was qualitative, descriptive and exploratory, with a theoretical approach based on bibliographic and documentary research. The results show that the instruments used in the research favored the collective registration. As for theoretical approaches and methodological procedures, there was a need for them to be described in a more grounded way. It is concluded that the dynamics created in action research mobilized other actions related to the formation of study groups, and integrated projects among teachers.
Downloads
References
ANDRÉ, M. A. A formação do pesquisador da prática pedagógica. Revista Plurais, v.1, n.1, 2016, p.30-41. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2300/1605. Acesso em: 03 ago. 2020.
ANDRÉ, M. A. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Revista Diálogo Educacional, v.17, n.53, 2017, p.823-841. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/rt/printerFriendly/8459/1. Acesso em: 09 ago. 2020.
ANDRÉ, M.; PRÍNCIPE, L. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educ. Rev., Curitiba, Brasil, 63, 2017, p.103-117. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n63/1984-0411-er-63-00103.pdf Acesso em: 05 ago. 2020.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução Lucie Didio. Brasília: Plano 2002.
BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.
CHISTÉ, P. S. Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática. Ciência & Educação (Bauru), v.22, n.3, 2016, p.789-808. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n3/1516-7313-ciedu-22-03-0789.pdf. Acesso em: 05 ago. 2020.
COUTO, M. E. S.; LARCHERT, J. M. A interface do mestrado profissional em educação com a formação de professores da educação básica. Plurais - Revista Multidisciplinar, v.2, n.1, 2017, p.10-23. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3616/2329. Acesso em: 08 ago. 2020.
DIONNE, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber, 2007.
FIALHO, N. H.; HETKOWSKI, T. M. Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educ. Rev., 63, 2017, p. 19-34. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010440602017000100019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 ago. 2020.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, v.31, n.3, 2005, p. 483-502. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
GATTI, B. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, p. 65-81, 2001.
GATTI, B. Pesquisa em mestrados profissionais. In: FOMPE – Fórum de Mestra- dos Profissionais em Educação, I., Salvador. Trabalhos apresentados. Salvador: UNEB, 2014.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2013.
MIZUKAMI, M. G. N.; ANDRADE, M. F. R.; LIMA, F. P. M. Pesquisa colaborativa: contextualizações, conceptualizações, reflexões e desenvolvimento profissional da docência. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 6, n.12, 2021.
MOREIRA, M. A. O mestrado (profissional) em ensino. RBPG, v. 1, n.1, 2004, p.131-142. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/26. Acesso em: 09 ago. 2020.
PEREIRA, A. Pesquisa interventiva nos mestrados profissionais em educação: fundamentos e possibilidade práxica. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v.6, n.12, 2021.
RIBEIRO, R. J. Ainda sobre o Mestrado Profissional. RBPG, v. 2, n.6, 2006, p.313-315. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/113. Acesso em: 09 ago. 2020.
RIBEIRO, R. J. O Mestrado Profissional na política atual da Capes. RBPG, v.2, n.4, 2005,
p.8-15.Disponível em:http://200.18.252.94/seer/index.php/reveducacao/article/view/204.
Acesso em: 4 ago. 2020.
SEVERINO, A. J. Mestrado Profissional: mais um equívoco na política nacional da pós-graduação. Revista de Educação, v.21, 2006, p.9-16. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/204. Acesso em: 8 ago. 2020.
SOUZA, C. P.; PLACCO, V. S. Mestrados profissionais na área de educação e ensino. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v.25, n.47, 2016, p.23-25. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4567. Acesso em: 10 ago. 2020.
TEIXEIRA, P. M.; NETO, J. M. Sobre a pesquisa-ação nas dissertações e teses em ensino de biologia (1972-2011). Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.11, n.1, 2018, p.283-308. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n1p283 Acesso em: 09 ago. 2020.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v.31, n.3, 2020, p.443-466. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 09 ago. 2020.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração.12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Ellen Rodrigues, Gildene Lopes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND