MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GÊNERO TEXTUAL “PLAYLIST”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.8772

Keywords:

Experiência Didática

Abstract

This work aims to bring the report of didactic experience, based on the theories of multiliteracies, applied in a class of the first year of professional high school in digital game programming. Faced with changes in the school environment, due to the pandemic and technological advancement, teachers have acquired new educational practices and sought attractive alternatives to make reading possible and pleasant in the eyes of students, because it is important to face reading as a foundation to use technology and multiliteracies resources. The methodology used is descriptive exploratory research with a qualitative approach. The adopted research method and procedures are structured with experience reports from a professor. As a product of this research, it is proposed to work with several texts and textual genres and create a playlist.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paula Almeida Morato de Laet, Centro Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (CPS), na Cidade de São Paulo/SP. É Professora de Ensino Médio e Técnico na ETEC. 

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Paula Souza

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), na Cidade de São Paulo/SP. É Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS. 

Thiago da Silva Vieira, Centro Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. Graduado em Letras, com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Uniderp de Campo Grande - MS. É professor de Língua Inglesa no ensino médio e técnico, na ETEC  e Professor de ensino superior na FATEC. 

References

ANTUNES, Alex. Suassuna, velho burro. 2014. Disponível em: https://br.vida-estilo.yahoo.com/tagged/celebridades/blogs/alex-antunes/suassuna-velho-burro-050745356.html. Acesso em: 02 ago. 2014.

AMARAL, Adriana. O. Curadoria de informação e conteúdo na web: uma abordagem cultural. In: SAAD, Elizabeth Nicolau. Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 40-50. Acesso em 30 set. 2022.

AZEVEDO, Margarida. Recuperar indicadores de aprendizagem dos alunos deve ser prioridade para o próximo governador de Pernambuco. 2022. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/enem-e-educacao/2022/08/15069129-recuperar-indicadores-de-aprendizagem-dos-alunos-deve-ser-prioridade-para-o-proximo-governador-de-pernambuco.html. Acesso em: 27 ago. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 2, de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Brasília: Ministério da Educação.1997.

BRASI. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: Ministério da Educação 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 07 set. 2022.

BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451: a temperature na qual o papel fogo e queima do livro pega fogo e queima. Tradução Cid Knipel; prefácio: Manuel da Costa. 2. ed. São Paulo: Globo, 2012.

BÚSSOLA REVISTA EXAME. Após pandemia, brasileiros apresentam até 4 anos de defasagem educacional. 2022. Disponível em: https://exame.com/bussola/apos-pandemia-brasileiros-apresentam-ate-4-anos-de-defasagem-educacional/. Acesso em: 20 ago. 2022.

CÂMARA, Aline; SOUZA, Jaqueline. Na aula de português. 02 ago. 2022. Instagram: @na_auladeportugues. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CgxL2SquFY5/. Acesso em: 02 ago. 2022.

CAMAROTTI, Gerson. Ariano Suassuna, 95 anos: o último testamento (entrevista inédita). 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/blog/gerson-camarotti/post/2022/06/16/ariano-suassuna-95-anos-o-ultimo-testamento-entrevista-inedita.ghtml. Acesso em: 02 ago. 2022.

CENTRO PAULA SOUZA. Plano de Curso: Capítulos 2, 3 e 4 (1ª Série) Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Programação de Jogos Digitais. 2017. Disponível em: http://www.etecpj.com.br/cursos1/Novotec/pl/pjd/339%20-%20Programa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jogos%20Digitais%201%C2%AA%20Serie%20vers%C3%A3o%20provis%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. (tradução Laura Sandroni) – São Paulo: Global, 2007.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). The powers of literacy: a genre approach to teaching writing. London/New York: Routledge, 1993.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

CORRÊA, Elizabeth; BERTOCCHI, Daniela. O papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação. In: SAAD, Elizabeth Nicolau. Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 22-39. Acesso em: 30 set. 2022.

DIANA, Daniela. Gênero Dramático. 2022. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/. Acesso em: 02 ago. 2022.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO, Diário de. Matheus Nachtergaele escreve carta para Ariano Suassuna. 2014. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2014/07/23/interna-brasil,438763/matheus-nachtergaele-escreve-carta-para-ariano-suassuna.shtml. Acesso em: 02 ago. 2014.

FOLHA de São Paulo. Pandemia reduz aprendizado em toda a educação básica, aponta avaliação federal. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/09/pandemia-reduz-aprendizado-em-toda-a-educacao-basica-aponta-avaliacao-federal.shtml. Acesso em: 30 ago. 2022.

FONSECA, Thiago. O que ‘O Auto da Compadecida’ significa para o Cinema Brasileiro? 2020. Disponível em: https://culturadoria.com.br/auto-da-compadecida-2/#:~:text=Se%20apresenta%20como%20uma%20restaura%C3%A7%C3%A3o,como%20por%20exemplo%2C%20a%20igreja. Acesso em: 02 ago. 2022.

GROUP, The New London. Uma pedagogia dos multiletramentos. Tradução de Ana Elisa Ribeiro e Hércules Toêdo Corrêa..Belo Horizonte: Led, 2021. 152 p.

HAURÉLIO, Marco. Ariano Suassuna e as vozes do povo. 2014 Disponível em: http://revistaponto.com.br/literatura/ariano-suassuna-e-as-vozes-do-povo-2/. Acesso em: 02 ago. 2022.

HORELLOU-LAFARGE, Chantal. Sociologia da Leitura. Tradução de Mauro Gama. Cotia: Ateliê Editorial, 2010.

JARCHE, H. Seek > Sense > Share. 2012. Disponível em: http://www.jarche.com/wp-content/uploads/2012/09/seek_sense_share.pdf. Acesso em: 17 mar. 2019

KANTER, B. Content curation primer. 2011. Disponível em: http://www.bethkanter.org/content-curation-101/. Acesso em: 17 mar. 2019

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus editora, 2009.

KLEIMAN, Ângela. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Edunisc, v. 32, n. 53, 2007. Disponível em https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242. Acesso em: 05 mar. 2019.

LEMOS, André. Ciber-cultura-remix [2005]. Acesso em: 28/ set. 2022.

LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, E.; CAZELOTO, E. (org.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009. Acesso em: 28 set. 2022.

MARCONI, Fernanda Bertasso Mazieiro Diálogos entre Ariano Suassuna e Gil Vicente. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Araraquara, 2020 98 p. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202367/marconi_fbm_me_arafcl.pdf?sequence=8&isAllowed=y. Acesso em 02 ago. 2022.

OLIVEIRA, Joana; JUCÁ, Beatriz. Movimento Armorial, 50 anos do convite para que o Brasil mire as suas entranhas. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-10-18/movimento-armorial-50-anos-do-convite-a-que-o-brasil-mire-suas-entranhas.html. Acesso em: 02 ago. 2022.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. (tradução de Celina Olga de Souza) São Paulo: Editora 34, 2009.

RIBEIRO, 2018. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.

ROJO, Roxane Helena R., MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. Saberes e Incertezas Sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-35.

SANTOS, Gustavo Luiz Ferreira. Uma revisão bibliográfica do conceito de playlist. In CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 40, 2017, Curitiba. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Anais Eletrônicos [...]. São Paulo: Intercom, 2017. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017. Acesso em: 02 ago. 2022.

SOARES, Magda. Letramento: um tema de três gêneros. 3. ed., 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. São Paulo: SEE- SP/UNDIME-SP, 2019.

Published

2024-09-09