MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GÊNERO TEXTUAL “PLAYLIST”
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.8772Keywords:
Experiência DidáticaAbstract
This work aims to bring the report of didactic experience, based on the theories of multiliteracies, applied in a class of the first year of professional high school in digital game programming. Faced with changes in the school environment, due to the pandemic and technological advancement, teachers have acquired new educational practices and sought attractive alternatives to make reading possible and pleasant in the eyes of students, because it is important to face reading as a foundation to use technology and multiliteracies resources. The methodology used is descriptive exploratory research with a qualitative approach. The adopted research method and procedures are structured with experience reports from a professor. As a product of this research, it is proposed to work with several texts and textual genres and create a playlist.
Downloads
References
ANTUNES, Alex. Suassuna, velho burro. 2014. Disponível em: https://br.vida-estilo.yahoo.com/tagged/celebridades/blogs/alex-antunes/suassuna-velho-burro-050745356.html. Acesso em: 02 ago. 2014.
AMARAL, Adriana. O. Curadoria de informação e conteúdo na web: uma abordagem cultural. In: SAAD, Elizabeth Nicolau. Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 40-50. Acesso em 30 set. 2022.
AZEVEDO, Margarida. Recuperar indicadores de aprendizagem dos alunos deve ser prioridade para o próximo governador de Pernambuco. 2022. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/enem-e-educacao/2022/08/15069129-recuperar-indicadores-de-aprendizagem-dos-alunos-deve-ser-prioridade-para-o-proximo-governador-de-pernambuco.html. Acesso em: 27 ago. 2022.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 2, de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Brasília: Ministério da Educação.1997.
BRASI. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: Ministério da Educação 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 07 set. 2022.
BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451: a temperature na qual o papel fogo e queima do livro pega fogo e queima. Tradução Cid Knipel; prefácio: Manuel da Costa. 2. ed. São Paulo: Globo, 2012.
BÚSSOLA REVISTA EXAME. Após pandemia, brasileiros apresentam até 4 anos de defasagem educacional. 2022. Disponível em: https://exame.com/bussola/apos-pandemia-brasileiros-apresentam-ate-4-anos-de-defasagem-educacional/. Acesso em: 20 ago. 2022.
CÂMARA, Aline; SOUZA, Jaqueline. Na aula de português. 02 ago. 2022. Instagram: @na_auladeportugues. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CgxL2SquFY5/. Acesso em: 02 ago. 2022.
CAMAROTTI, Gerson. Ariano Suassuna, 95 anos: o último testamento (entrevista inédita). 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/blog/gerson-camarotti/post/2022/06/16/ariano-suassuna-95-anos-o-ultimo-testamento-entrevista-inedita.ghtml. Acesso em: 02 ago. 2022.
CENTRO PAULA SOUZA. Plano de Curso: Capítulos 2, 3 e 4 (1ª Série) Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Programação de Jogos Digitais. 2017. Disponível em: http://www.etecpj.com.br/cursos1/Novotec/pl/pjd/339%20-%20Programa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jogos%20Digitais%201%C2%AA%20Serie%20vers%C3%A3o%20provis%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. (tradução Laura Sandroni) – São Paulo: Global, 2007.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). The powers of literacy: a genre approach to teaching writing. London/New York: Routledge, 1993.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
CORRÊA, Elizabeth; BERTOCCHI, Daniela. O papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação. In: SAAD, Elizabeth Nicolau. Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 22-39. Acesso em: 30 set. 2022.
DIANA, Daniela. Gênero Dramático. 2022. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/. Acesso em: 02 ago. 2022.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO, Diário de. Matheus Nachtergaele escreve carta para Ariano Suassuna. 2014. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2014/07/23/interna-brasil,438763/matheus-nachtergaele-escreve-carta-para-ariano-suassuna.shtml. Acesso em: 02 ago. 2014.
FOLHA de São Paulo. Pandemia reduz aprendizado em toda a educação básica, aponta avaliação federal. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/09/pandemia-reduz-aprendizado-em-toda-a-educacao-basica-aponta-avaliacao-federal.shtml. Acesso em: 30 ago. 2022.
FONSECA, Thiago. O que ‘O Auto da Compadecida’ significa para o Cinema Brasileiro? 2020. Disponível em: https://culturadoria.com.br/auto-da-compadecida-2/#:~:text=Se%20apresenta%20como%20uma%20restaura%C3%A7%C3%A3o,como%20por%20exemplo%2C%20a%20igreja. Acesso em: 02 ago. 2022.
GROUP, The New London. Uma pedagogia dos multiletramentos. Tradução de Ana Elisa Ribeiro e Hércules Toêdo Corrêa..Belo Horizonte: Led, 2021. 152 p.
HAURÉLIO, Marco. Ariano Suassuna e as vozes do povo. 2014 Disponível em: http://revistaponto.com.br/literatura/ariano-suassuna-e-as-vozes-do-povo-2/. Acesso em: 02 ago. 2022.
HORELLOU-LAFARGE, Chantal. Sociologia da Leitura. Tradução de Mauro Gama. Cotia: Ateliê Editorial, 2010.
JARCHE, H. Seek > Sense > Share. 2012. Disponível em: http://www.jarche.com/wp-content/uploads/2012/09/seek_sense_share.pdf. Acesso em: 17 mar. 2019
KANTER, B. Content curation primer. 2011. Disponível em: http://www.bethkanter.org/content-curation-101/. Acesso em: 17 mar. 2019
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus editora, 2009.
KLEIMAN, Ângela. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Edunisc, v. 32, n. 53, 2007. Disponível em https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242. Acesso em: 05 mar. 2019.
LEMOS, André. Ciber-cultura-remix [2005]. Acesso em: 28/ set. 2022.
LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, E.; CAZELOTO, E. (org.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009. Acesso em: 28 set. 2022.
MARCONI, Fernanda Bertasso Mazieiro Diálogos entre Ariano Suassuna e Gil Vicente. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Araraquara, 2020 98 p. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202367/marconi_fbm_me_arafcl.pdf?sequence=8&isAllowed=y. Acesso em 02 ago. 2022.
OLIVEIRA, Joana; JUCÁ, Beatriz. Movimento Armorial, 50 anos do convite para que o Brasil mire as suas entranhas. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-10-18/movimento-armorial-50-anos-do-convite-a-que-o-brasil-mire-suas-entranhas.html. Acesso em: 02 ago. 2022.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. (tradução de Celina Olga de Souza) São Paulo: Editora 34, 2009.
RIBEIRO, 2018. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.
ROJO, Roxane Helena R., MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. Saberes e Incertezas Sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-35.
SANTOS, Gustavo Luiz Ferreira. Uma revisão bibliográfica do conceito de playlist. In CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 40, 2017, Curitiba. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Anais Eletrônicos [...]. São Paulo: Intercom, 2017. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017. Acesso em: 02 ago. 2022.
SOARES, Magda. Letramento: um tema de três gêneros. 3. ed., 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. São Paulo: SEE- SP/UNDIME-SP, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Paula Almeida Morato de Laet, Rodrigo Avella Ramirez, Thiago da Silva Vieira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND