DOCÊNCIA, HISTÓRIA E QUESTÕES DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9222Keywords:
profissão docente, professores/as, feminizaçãoAbstract
In this article, a contextualization of the historical trajectory of the teaching profession in Brazil and its variation between genders will be presented, starting from an initially male profession, even because it began at a time when women did not have the possibility of exercising any profession or having a trade, and which over time became feminine, especially in Early Childhood Education and in the early years of Elementary School, researched data will be used to explore this retrospective and what fostered this professional change in education. Therefore, it is hoped that through this article, and studies directed on the subject, we can emphasize the importance of such discussions, in researching and analyzing the most diverse forms of construction of the teacher's identity in their historical and social context, regardless of race , gender, class and/or religion.
Downloads
References
ALBUQUEQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Nordestino - uma invenção do falo. Uma história do gênero masculino (Nordeste, 1920-1940). 2. ed. São Paulo: Intermeios, 2013. (Coleção Entregêneros).
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulheres na escola: algumas reflexões sobre o magistério feminino. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 96, p. 71-78, fevereiro, 1996. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/816/825. Acesso em: 23 jul. 2023.
CALDAS, Iandra Fernandes. História da profissão docente no Brasil: debates e representações. In: CONEDU – ESCOLA EM TEMPOS DE CONEXÕES, v. 2, 7., Campina Grande. Anais Eletrônicos [...]. Campina Grande, 2021. p. 1668-1690. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82197. Acesso em: 23 jul. 2023.
DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; ANTUNES, Fátima Ferreira. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. Cadernos de Pesquisa, n. 86, p. 5-14, 1993. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/934/939. Acesso em: 23 jul. 2023.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 23 jul. 2023.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary del (org.). História das mulheres no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004. p. 443-481.
RIBEIRO, Márden de Padúa. História da formação de professores no Brasil colônia e império: um resgate histórico. Temporalidades – Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Belo Horizonte: Departamento de História, FAFICH/UFMG, v. 7, n. 2, p. 410-434, mai./ago. 2015.
VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, n. 17-18, p. 81-103, 2001/02. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/hQFDykQmWnPvj4TYTWYmKZb/abstract/?lang=pt. Acesso em 23 jul. 2023.
VIANNA, Cláudia Pereira. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, Silvia Cristina (org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília: Abaré, 2013. p. 159-180.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luis Fernando Martins Lopes, Ione da Silva Cunha Nogueira, Silvia Adriana Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND