A ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9265

Keywords:

aprendizagem coletiva, Alfabetização libertadora. Educação integral. Paulo Freire.

Abstract

The theme of this article is literacy as a humanizing practice in the teaching and learning process. It is a discussion about the challenges of having a humanizing pedagogical practice, rather than a traditional one. We used the bibliographical research as a method, with an exploratory nature and a qualitative approach, according to a theoretical framework. The results were satisfactory in association to the search to deepen the subject. Analysis of the data revealed the importance of humanizing pedagogical practice in the teaching and learning process. This means abandoning old traditional pedagogical practice paradigms, which sees students as empty subjects without culture or experiences. Finally, it was possible to confirm the humanizing pedagogy contributions, as well as its clarity and intent to create conditions, instruments, and means to overcome individualism.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elisângela Moreira, SEED PR e UENP/Campus Jacarezinho

Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP - Jacarezinho. Pedagoga e Professora do Colégio Estadual Rio Branco no Município de Santo Antônio da Platina. Possui Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Especialização em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neuropsicopedagogia pela Faculdade Eficaz de Maringá - PR. 

Paula Racelly Bernardo Siqueira, UENP - Jacarezinho (Graduada)

Cursou Licenciatura em Pedagogia no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Campus de Jacarezinho/PR, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), desenvolve pesquisas sobre a questão da alfabetização numa perspectiva humanizadora. 

Vanessa da Silva Cesario, UENP (Campus Jacarezinho)

Cursou Licenciatura em Pedagogia no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Campus de Jacarezinho/PR, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Fábio Antônio Gabriel, UENP (CRES)

Doutor em Educação (2019) e mestre em Educação (2015) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) do Paraná. Desenvolveu estágio-doutoral em Educação também pela UEPG (2020-2021). Professor da Rede Estadual do Paraná, disciplina de Filosofia (SEED PR – NRE de Jacarezinho - Colégio Estadual Rio Branco). Especialista (latu sensu) em: Filosofia e Ética; Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia; Ensino Religioso; Gestão e Organização da Escola com ênfase em direção escolar; Psicopedagogia clínica e institucional. Bacharel em Teologia (PUC PR). Licenciado em Filosofia (Faculdade Bagozzi); em Letras (UNINTER); em Pedagogia (UNIMES); em Ciências Sociais (UNIMES). Professor contratado do Centro de Letras, Comunicação e Artes do campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

References

REFERÊNCIAS

ARENA, Dagoberto Buim. Alfabetização humanizadora vez e voz às crianças. NAHum Núcleo de Alfabetização Humanizadora, Boletim n.2, p.2, nov./dez. 2021.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2017. Livro digital.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação.. São Paulo: Cortez, 2013.

FILIPE, Fabiana Alvarenga; SILVA, Dayane dos Santos; COSTA, Áurea de Carvalho. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., v.29, n.112, p.5, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

MILLER, Stela. Alfabetização humanizadora vez e voz às crianças. NAHum Núcleo Alfabetização Humanizadora, Boletim n.1, p.5, nov./dez. 2020.

MORTATTI, Maria do Rosario. História dos métodos de alfabetização no Brasil. In: MORTATTI, Maria do Rosario. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019. p.10

SOARES, Magda. A entrada da criança no mundo da escrita: o papel da escola. In: GUSSO, Ângela Mari et al. Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba, Secretaria de Estado da Educação, 2010.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25, p.5-17, 2004.

Published

2023-12-28