AVALIAÇÃO REGULADORA EM PERSPECTIVA: UMA BÚSSOLA ORIENTADORA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9266

Keywords:

Avaliação Reguladora, Regulação, avaliação para a aprendizagem

Abstract

The focused research analyzes the positive and negative aspects of regulatory assessment, highlighting its formative relevance and its influence on improving learning. Drawing upon theories and studies that explore the theoretical approaches of regulatory assessment, it seeks to answer whether it effectively guides teaching and learning. Divided into five parts, including introduction and theoretical framework, the research employs content analysis to identify indicators of evolution in the regulation of assessment. Notably, the shift from formative assessment to support for learning draws attention, raising questions about its impact on teaching practice. It is concluded that by actively involving teachers and students, the research provides a detailed understanding of regulatory dynamics in assessments, promoting studies of the variability of these processes according to specific characteristics. This reinforces the ongoing importance of investigation in this area and its contribution to a deeper understanding of the assessment landscape.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

ESMERALDINA JANUARIO DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (2021). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (2020). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará/MEC/Eproinfo. Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Ceará. Professora e Supervisora Escolar concursada da Rede Pública Municipal de Fortaleza/CE atuando no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e em Laboratório de Informática Educativa. Membro Suplente no Fórum Municipal de Educação de Fortaleza/CE. Membro Suplente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb do Município de Fortaleza/CE (2020-2022). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA) da Universidade Estadual do Ceará. 

FRANCISCO CARTEGIANO DE ARAÚJO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em PEDAGOGIA E ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Gestão da Educação Pública e Administração Estratégica. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência docente na Educação Básica e Superior, Coordenação Pedagógica e Administração de Unidades Educacionais. Participa do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - G TERCOA / CNPq / UFC. 

MARIA ISABEL FILGUEIRAS LIMA CIASCA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de ensino-aprendizagem, avaliação, alfabetização, educação infantil e formação de professores.

References

ALLAL, Linda. Assessment and the regulation of learning. International Encyclopedia of Education, 3. ed., p. 348-352, 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780080448947003626?via%3DihubAcesso em: 16 mai. 2023.

ALLAL, Linda. Estratégias de avaliação formativa: concepções psicopedagógicas e métodos de aplicação. In: ALLAL, Linda; CARDINET, Jean; PERRENOUD, Philippe (orgs.). Avaliação formativa no ensino diferenciado, Berne, Lang, 1989. p. 153-183.

ALLAL, Linda. Vers un élargissement de la pédagogie de maîtrise: processus de régulation interactive, rétroactive et proactive. In: HUBERMAN, M. (éd.). Assurer la réussite des apprentissages scolaires? Les propositions de la pédagogie de maîtrise, Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1988. p. 86-126. Disponível em: https://www.calameo.com/read/000044898a7ad1aa937b. Acesso em: 06 jun. 2023

ALLAL, Linda. Estratégias de avaliação formativa: Concepções psicopedagógicas e modalidades de aplicação. In: ALLAL, Linda; CARDINET, Jean; PERRENOUD, Philippe (org.). A avaliação num ensino diferenciado. Coimbra: Almedina, 1986. p. 175–209.

Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/OUVRAGES/Allal+alii_1986_A.htm l. Acesso em: 13 abr. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011.

BAUER, Adriana, ALAVARSE, Ocimar Munhoz, OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa [online]. Dossiê - Para onde caminham as atuais avaliações educacionais?, v. 41, n. espec. pp. 1367-1384, 2015. DOI https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144607.

BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in Education, Principles, Policy & Practice, n. 5, v. 1, pp. 07-74, 1998. Disponível em: https://www.gla.ac.uk/t4/learningandteaching/files/PGCTHE/BlackandWiliam1998.pdf. Acesso: 2 nov. 2022.

BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Inside the Black Box Raising Standards Through Classroom Assessment. Phi Delta Kappan. v. 80, n. 2, pp. 81-90, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/44836144_Inside_the_Black_Box_Raising_Standards_Through_Classroom_Assessment. Acesso: 11 set. 2022.

BLOOM, Benjamin Samuel; HASTINGS, John Thomas; MADAUS, George F. Handbook of formative and summative evaluation of student learning. New York: McGraw-Hill, 1971.

BOGGINO, Norberto. A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. Sísifo/Revista de Ciências da Educação: Lisboa, Portugal, v. 9, n. mai/ago, p. 79-86, 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/150. Acesso em: 10 jan. 2023.

BROOKHART, Susan M.; McMILLAN, James H. Avaliação em sala de aula e medição educacional. Routledge, 2019. DOI https://doi.org/10.4324/9780429507533.

CLÉRIGO, Anália Maria de Matos. Concepções e práticas de avaliação no ensino superior: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, 269 p., 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/805. Acesso: 17 out. 2022.

DARLING-HAMMOND, Linda et al. Criteria for High-Quality Assessment. Stanford, CA: Stanford Center for Opportunity Policy in Education, 2013. Disponível em: https://edpolicy.stanford.edu/sites/default/files/publications/criteria-higher-quality-assessment_2.pdf. Acesso: 20 jun. 2023.

DE KETELE, Jean-Marie. L'évaluation conjuguée en paradigmes. Revue Française de Pédagogie, v. 103, pp. 59-80, 1993. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/rfp_0556-7807_1993_num_103_1_1298. Acesso: 17 mar. 2023.

FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens em Portugal: investigação e teoria da actividade. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, n. 9, pp. 87-100, 2009. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt. Acesso em: 12 dez. 2022.

FERREIRA, Carlos Alberto. Contributos para uma prática avaliativa reguladora da aprendizagem. EDUSER: Revista de Educação, v. 5, n. 2, pp. 18-34, 2013. https://doi.org/10.34620/eduser.v5i2.54. Acesso: 07 nov. 2022.

FONSECA, Dora; COSTA, Jorge Adelino. Avaliação das Escolas e regulação político normativa: uma análise de discursos. Movimento-Revista de Educação, Niterói, v. 5, n. 8, p. 210-243, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.459. Acesso: 07 ago. 2022.

GÉRARD, François-Marie. L'évaluation au service de la régulation des apprentissages: enjeux, nécessités et difficulté. Revue Française de Linguistique Appliquée, v. XVIII, p. 75-92, 2013. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-francaise-de-linguistique-appliquee-2013-1-page-75.htm. Acesso em: 17 mar. 2023.

GÉRARD, François-Marie; Roegiers, Xavier. Currículo e avaliação: ligações que nunca serão suficientes fortes. In: ALVES, Maria Palmira; DE KETELE, Jean-Marie (orgs). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora, pp. 143-158, 2011.

HADJI, Charles. A avaliação, regras do jogo. 4. ed. Portugal: Porto, 1994.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed. Editora, 2001.

HERITAGE, Margaret. Formative assessment and next-generation assessment systems: Are we losing the opportunity? Council of Chief State School Officers (CCSSO), Washington D.C, 2010. Disponível em: http://www.edweek.org/media/formative_assessment_next_generation_heritage.pdf. Acesso em: 13 mar. 2023.

LOPEZ, Lucie Mottier. La régulation des apprentissages en classe: un guide pédagogique. Bruxelles, Bélgica: De Boeck, 2012.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma aprendizagem sistêmica da mudança pedagógica. Avaliações em educação: Novas Perspectivas, 1993.

SANMARTÍ PUIG, Neus. Evaluar y aprender: un único proceso. Barcelona, Espanha: Ediciones Octaedro, 2020.

SANTOS, Leonor. Autoavaliação regulada: por que, o quê e como? Lisboa: Ministério da Educação e Departamento da Educação Básica, pp. 75-84, 2002. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4884. Acesso em: 04 abr. 2023.

SANTOS, Leonor. Dilemas e desafios da avaliação reguladora. Repositório da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. p. 1-29, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5286 Acesso em: 15 fev. 2023.

SCALLON, Gérard. Évaluation formative des apprentissages: réflexion. Sainte-Foy, Québec: Presses de l'Université Laval, 1998.

SCALLON, Gérard. L’Évaluation formative. Bruxelles: De Boeck Université. 2000.

SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. AERA Monograph Series on Curriculum Evaluation. Chicago, IL: Rand McNally, n. 1, 1967.

SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação Educacional: Fundamentos Teóricos e Relação com a Política Educacional. In: Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste (ANPAE), v. 7, 2012, Recife. Anais... . Recife: ANPAE, 2012, p. 1-12. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero1/Textos/JanssenFelipe.pdf Acesso em: 16 mai. 2023.

SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação Formativa Reguladora: Intencionalidade, Características Reguladora e Princípios. Construir Notícias, n. 44, pp. 1-4, 2006. Disponível em: https://abre.ai/gEOy. Acesso em: 19 jan. 2023.

SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. TVE Brasil/Salto para o Futuro, 2002. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/aas/aastxt1.htm Acesso em: 24 abr. 2023.

PEDAGOGIA DO DOMÍNIO. In: Tesauro Europeo de la Educación, 2023. Disponível em: https://vocabularyserver.com/tee/pt/?ark=ark:/99152/t3xrm38l698716. Acesso em: 23 jul. 2023.

THE GORDON COMMISSION ON FUTURE ASSESSMENT IN EDUCATION. A public policy statement. Princeton, NJ: Educational Testing Service, p. 10, 2013. Disponível em: https://www.ets.org/Media/Research/pdf/gordon_commission_public_policy_report.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

VIAL, Michel. Évaluation et régulation. In: FIGARI, Gérard; ACHOUCHE, Mohammed; BARTHÉLÉMY, Véronique. L'activité évaluative: nouvelles problématiques, nouvelles pratiques. Bruxelles: De Boeck, p. 68-78, 2001. Disponível em: https://abre.ai/gEOv. Acesso em: 21 jun. 2023.

VAN DEN BERG, Marian; BOSKER, Roel J.; SUHRE, Cor J. M. Testing the effectiveness of classroom formative assessment in Dutch primary mathematics education. School Effectiveness and School Improvement, v. 29, n. 3, pp. 339–361, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09243453.2017.1406376. Acesso em: 8 abr. 2023.

WILIAM, Dylan. An integrative summary of the research literature and implications for a new theory of formative assessment. In: ANDRADE, H. L.; CIZEK, G. J. (eds.), Handbook of formative assessment. New York, NY: Routledge, 2010. p. 18-40. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9780203874851-3/integrative-summary-research-literature-implications-new-theory-formative-assessment-dylan-wiliam. Acesso em: 30 jul. 2023.

ZABALA, Antoni. Avaliação: A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZIMMERMAN, Barry J. Attaining Self-Regulation: A social-cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P.; ZEIDNER, M. (eds.). Self-regulation: Theory, Research, and Applications. Orlando, FL7 Academic Press, pp. 13-39, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780121098902500317?via%3Dihub Acesso em: 18 jul. 2023.

Published

2023-12-19

Issue

Section

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO