DESAFIOS NO ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9411Keywords:
Educação Básica, relações étnicas e lei 11.645/08, formação de professoresAbstract
Brazil is one of the countries with the greatest ethnic and cultural diversity in the world, consisting of a multicultural and pluriethnic population due to the original presence of indigenous peoples, subsequent European colonization, and African peoples. Faced with discrimination and denial of Afro, Afro-Brazilian and indigenous culture, legal measures needed to be adopted, such as the creation of law 11.645/08, making its teaching mandatory in basic education. The objectives of this research were: to highlight the importance of the law and the challenges that teachers at a particular school studied face in implementing it. Methodologically, it is characterized by its qualitative nature using the Focus Group technique. The results indicated that teachers have partial knowledge of the law and do not feel prepared to deal with the topic in the classroom. It is concluded that it is urgent to address ethnic relations in the initial and continuing training of teachers, so that they feel instrumental in their pedagogical practice.
Downloads
References
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escola e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n.2, 2011.
CHÊNE NETO, Guilherme Bemerguy, MENDES, Lorena Alves, ROCHA, Manoel Cláudio Mendes Gonçalves. Currículos escolares e diversidade étnico-cultural: uma análise sobre o emprego da lei nº 11.645/08 nos colégios de Belém/PA. Educação em Revista, v. 15, n.1, p.31-42, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como fazer pesquisa qualitativa. Barueri: Atlas, 2021.
CRAHAY, Marcel. Como a escola pode ser mais justa e mais eficaz? Cadernos Cenpec, v. 3, n.1. 2013.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. ERA – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2. 1995.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. São Paulo: LTC, 1998.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, 2003.
GOMES, Nilma Lino. (Org.) Indagações sobre currículo: diversidade e currículo–Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 25.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes constrídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
HEES, Luciana Weber Baia, RAMÍREZ, Germana Ponce de Leon. Diversidade étnica e cultural na escola de educação básica. Revista Docente Discunt, Engenheiro Coelho, SP, v. 2, n. 1, 2021.
IBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MELO, Z. M. de. Estigmas: espaços para exclusão social. Universidade Católica de Pernambuco, 2000.
MIRANDA, M, A.; MARTINS, M. S. Maternagem: quando o bebê pede colo. 2. ed. São
Paulo: Terceira Margem, 2009.
MUNANGA, Kabengele.; GOMES, N. L. O negro do Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Global, 2016.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 4º ed. Belo Horizonte Autêntica, 2020.
MUNANGA, Kabengele. O mundo e a diversidade: questões em debate. Estudos Avançados, v. 36, n. 105, p. 117-130, 2022.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. ULisboa, Educação e Realidade, v. 44, n. 3, 2019.
OLIVEIRA, Sílvia Matsuoka de. Os novos espaços da formação continuada e o papel mediador do professor formador. In.: ANDRÉ, Marli. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.
RAMÍREZ, Germana Ponce de Leon, HEES, Luciane Weber Baia. Impacto de uma intervenção pedagógica na leitura de mundo da criança sobre ser negra. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 70–88, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50376. Acesso em: 8 jan. 2024.
RESSEL, Lúcia Beatriz. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. 2008.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, Maria José Lopes da. As artes e a diversidade étnico-cultural na escola básica. Superando o racismo na escola. 2005.
SILVA, Vanilda Alves da; REBOLO, Flavinês. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. Interações, Campo Grande, MS, v. 18, n. 1, 2017.
SOUZA FILHO, Edmundo Fernandes; MARTINS, Edna. Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 48, e239195, 2022.
SOUZA, Luciana Karine de. Recomendações para a realização de Grupos Focais na Pesquisa Qualitativa. PSI UNISC, v. 4, n. 1, p. 52-66, jan. 2020.
VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes. Pesquisa qualitativa em administração – teoria e prática. Editora FGV, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gesley Crislane Silva Diniz da Paz, Rebeca Pizza Pancotte Darius
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND