ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I: PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9425Keywords:
ensino superiorAbstract
Já não era fácil avaliar no ensino presencial, e os desafios só se intensificaram no ensino remoto. Nesse âmbito, o objetivo deste artigo é analisar as percepções de graduandos em Matemática sobre as estratégias avaliativas empregadas no ensino remoto. Para tal, os registros foram produzidos em uma disciplina de Licenciatura em Matemática, em que foram propostas três estratégias avaliativas. Ao final, os licenciandos responderam um questionário reflexivo sobre o processo de avaliação. A análise dos dados produzidos suscitou dois eixos: (1) as percepções sobre as propostas avaliativas experienciadas durante a disciplina e a perspectiva de utilizá-las como futuros professores de Matemática e (2) os formatos de avaliação conhecidos e vivenciados pelos licenciandos durante sua vida estudantil. Por fim, este estudo aponta para a necessidade de transversalizar vivências de diferentes estratégias avaliativas, uma vez que romper com as formas de avaliar requer apropriação não só teórica, mas especialmente prática.
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