Between violence and resistance: writing about gender with students from the periphery
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9573Keywords:
gender, public schools, writing-living.Abstract
This report discusses a research experience on gender and school carried out with students from a peripheral public school in Fortaleza/CE. It is an Inter(in)vention-Research, allied to SearchWITH recording using the Writing-living. It is based on the experience of a group of researchers made up of high school and university students. As results and discussions, the dispute over gender ideology appeared to cut across the research experience, inhabiting the daily life of the school, producing regulatory practices that aim for identities consistent with a matrix of compulsorily heterosexual norms. On the other hand, in this same school territory, the power to exist emerges in the face of the mortifying forces already in place. Thus, we conclude that the anti-gender movement produces a violent scenario for bodies that dissent from the cisheteropatriarchal norm and, in the midst of this, processes of resistance also emerge in everyday school life.
Downloads
References
AGUIAR, Katia Faria de; ROCHA, Marisa Lopes da. Micropolítica e o Exercício da Pesquisa Intervenção: Referenciais e Dispositivos em Análise. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 27, n. 4, p. 648-663, 2007.
AUTOR X, 2005.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do sexo. São Paulo: n-1 edições, 2019.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
COSTA, Erica Atem Gonçalves de Araújo.; BARROS, João Paulo Pereira. Intergeracionalidades em análise: (re)composições ético-estético-políticas em pesquisas-inter(in)venções com crianças e adultos. Revista Desidades, n. 28, p. 127-139, 2020.
DELEUZE, Gilles.; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2004.
DIAS, Tainah Biela et al. “Fake news acima de tudo, fake news acima de todos”: Bolsonaro e o “kit gay”, “ideologia de gênero” e fim da “família tradicional”. Revista Eletrônica Correlatio v. 17, n. 2. 2018.
EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Org.). Escrevivência - a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Ed. Vozes, 1987.
GARRAIO, Julia.; TOLDY, Teresa. “Ideologia de gênero: origem e disseminação de um discurso antifeminista. Mandrágora, v.26, n. 1, 2020, p. 129-155.
GAZETA DO POVO. “O que elegeu Bolsonaro não foram os militares, foi a ideologia”, diz Damares Alves. (2019). Entrevista a Renan Barbosa. Gazeta do Povo, edição online, 8 de março de 2019 [https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-elegeu-bolsonaronao-foram-os-militares-foi-a-ideologia-diz-damares-alves-ejfy1vv5750qqlxhudj636c6d/]
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma ético-estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
HARAWAY, Donna Jeanne. Gênero para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cadernos Pagu, n.22. Campinas: Unicamp. 2004.
LARANJEIRA, Denise et al. Arte como política de resistência: dispositivos cartográficos na apreensão de práticas culturais juvenis em uma cidade do Nordeste do Brasil. Etnográfica, v. 22, n. 2, p. 427-452, 2018.
LOURAU, René. Análise institucional e práticas de pesquisa. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1993.
LOURAU, René. Objeto e método da análise institucional. In: ALTOÉ, Sônia (Org.). René Lourau: analista institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec, p. 66-86, 2004.
MARAFON, Giovanna. Análises críticas para desmontar o termo "ideologia de gênero". Arq. bras. psicol., v. 70, n. spe, p. 117-131, 2018.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018.
MEDRADO, Benedito et al. Diários como atuantes em nossas pesquisas: narrativas ficcionais implicadas. In: SPINK, Mary Jane Paris; BRIGAGÃO, Jacqueline Isaac Machado; NASCIMENTO, Vanda Lúcia Vitoriano; CORDEIRO, Mariana Prioli (Org.) A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, p. 274-294.
MENEZES, Jaileila de Araújo et al. Implicações Políticas na Pesquisa-Intervenção com Jovens. Revista de Psicologia, v. 9 n. 1, p. 8-17, 2018.
MIGUEL, Luis Felipe. O mito da “ideologia de gênero” no discurso da extrema direita brasileira. Cadernos Pagu, [S. l.], n. 62, p. e216216, 2021.
MOMBAÇA, Jota. Rumo à uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência. São Paulo: Fundação Bienal (32a. Bienal de São Paulo – Incerteza Viva) e OIP – oficina imaginação política, 2016.
MORAES, Marcia. Do pesquisarCOM ou de Tecer e Destecer fronteiras. In: BERNARDES, Anita Guazzelli; TAVARES, Gilead Marchezi; MORAES, Marcia. (Org.). Cartas para pensar: políticas de pesquisa em psicologia. Vitória: EDUFES, 2014.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. Pistas do Método da Cartografia: A cartografia como método de pesquisa-intervenção. Porto Alegre: Sulina, 2010.
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Diário Oficial do Estado. Lei Estadual No16.025, 30/05/2016, Ceará. 2016.
PRECIADO, Paul B. Basura y género. Mear/cagar, masculino/femenino. In: PRECIADO, Paul B. (Org.) El museo apagado: pornografía, arquitectura, neoliberalismo y museos. Buenos Aires: Malba, 2017a.
PRECIADO, Paul B. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2017b.
REIS, Toni; EGGERT, Edla. IDEOLOGIA DE GÊNERO: UMA FALÁCIA CONSTRUÍDA SOBRE OS PLANOS DE EDUCAÇÃO BRASILEIROS. Educação & Sociedade, v. 38, n. 138, p. 09–26, jan. 2017.
ROSSI, André; PASSOS, Eduardo. Análise institucional: revisão conceitual e nuances da pesquisa-intervenção no Brasil. Rio de Janeiro: Rev. Epos, 2014.
SANDER, Vanessa. Entre manuais e truques: uma etnografia das redes do trabalho sexual entre travestis em Belo Horizonte. 2015. 116 p. Dissertação de mestrado em Antropologia Social. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas, São Paulo, 2015.
SCHIBELINSKI, Diego. “Isso é coisa do capeta!”: o papel da “ideologia de gênero” no atual projeto político de poder. Retratos da Escola, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 15–38, 2020.
SOARES, Lissandra Vieira; MACHADO, Paula Sandrine. “Escrevivências” como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Psicologia Política, v. 17, n. 39, p. 203-219, 2017.
UOL. Bolsonaro fala em combater ideologia de gênero; veja íntegra do discurso. Uol Notícias. 01 de janeiro de 2019. [Bolsonaro fala em combater ideologia de gênero; veja íntegra do discurso - 01/01/2019 - UOL Notícias]. 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mayara Ruth Nishiyama Soares, Luciana Lobo Miranda, Marta Clarice Nascimento Oliveira, Alanna Maria da Silva Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND