CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS INDÍGENAS DA ATUALIDADE: UM MOVIMENTO REFLEXIVO ATRAVÉS DO USO DA TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9594Keywords:
Indigenous; early years of elementary school; curriculum.Abstract
This article aims to promote the importance of technology for indigenous peoples as a resource for broadening their cultural aspects, with the intention of demystifying deep-rooted concepts about indigenous peoples in a first grade class, using the Instagram app to demonstrate that there are indigenous people with internet access. To do this, we used everyday research as a methodology. As a result of the research, the students were able to understand that indigenous people exist in Brazil and that they are part of the social and cultural context, as well as using technological resources to socialize their ways of life.
Downloads
References
AGUILAR. Alejandra. O indigenismo na era da informação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 3, n. 2, p. 158-191, ago. 2009.
AZEVEDO, Alyson Lopes de. Uso da tecnologia e sua relação com o ensino na modernidade: diagnóstico e intervenção. 46 p. Monografia (Licenciatura em Computação à Distância) – Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2017.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm.
CAIROU, Jussara. Outra história do Brasil. Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa e Literatura, São Paulo, v. 8, n. 86, p. 46-50, 2021.
CARVALHO, Janete Magalhães. Potência do “olhar” e da “voz” não dogmáticos dos professores na produção dos territórios curriculares no cotidiano escolar do ensino fundamental. In: CARVALHO, Janete M. (org.). Infância em territórios curriculares. Petrópolis: DP et Alii, 2012, p. 43-61.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Philippe Meirieu: fragmentos de uma conversa. Revista Pesquiseduca, São Paulo, v. 3, n. 6, p. 236-281, 2011.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 1, p. 73-95, 2007.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14 n. 2, p. 3-11, 2000.
GUSMÃO, Darcilene S. O uso da tecnologia pelos povos indígenas: uma etnografia digital em canais do Youtube produzidos por jovens indígenas. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
HORÁCIO, Heiberle Hirsgberg. Literatura indígena e regimes de conhecimento: indissociabilidade, diversidade, diferença, Lei 11.645/2008 e a “educação territorializada” Xakriabá. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 262-278, 2022.
LOPES, Alice Casimiro.; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MAIMONE, Giovana Deliberali.; MATOS, Amanda Pedrosa de. Cultura Indígena sob a perspectiva da Ciência d Informação. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, v. 13, n. 3, 2019.
MOREIRA, Antonio F. B.; CANDAU, Vera M. Educação escolar e cultura (s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 23, p. 156-168, 2003.
OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de.; AQUINO, Miriam de Albuquerque. O conceito de informação etnicorracial na Ciência da Informação. Liinc em Revista, v. 8, n. 2, 2012.
PARAÍSO, Marlucy A. Um currículo entre formas e forças. Revista Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 49-48, 2015.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal; BONOMO, Lorena L.; LIMA, Marcia F. C. O povo criança e suas infâncias: fragmentos de uma pesquisa coletiva. Revista Investigar em Educação, Porto, n. 4, p. 141-154, 2015.
RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O uso de tecnologias em sala de aula. Ensino de Sociologia em Debate. Rev. Eletrônica Lenpes-Pibid de Ciências Sociais – UEL, v. 1, n. 2, jul-dez.2012.
SAUL, A. M.; SAUL, A. Uma trama conceitual centrada no currículo inspirada na pedagogia do oprimido. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1142-1174, 2018.
SILVA, Luciane. Currículo, cultura e Ancestralidade: o projeto Africanidades como presente enunciativo. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 1-18, 2022.
SUBTIL, Rayra S. F.; NUNES, K. R. Currículo e avaliação na Educação Infantil: redes de sentido em contextos de violência. In: Congresso de práticas e pesquisas da educação da infância: a educação como (re) existência, II, São Paulo, 2021. Anais... São Paulo: UNIFESP, 2021. p. 1-261.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 23, p. 5-15, 2003.
VELOSO, Ana Daniela Rocha. Metodologias inovadoras: uma abordagem sistemática no ensino aprendizagem. In: Educação ao longo da vida: Movimentos, perspectivas e possibilidades emancipatórias. Itapiranga: Shreiben, 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rayra Sarmento Ferreira Subtil, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND