PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA MASCULINA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9651

Keywords:

professores homens

Abstract

A Educação Infantil é fortemente marcada pela distinção de gênero, concentrando as professoras mulheres em funções como educar e cuidar, ações diretamente realizadas com as crianças, enquanto os professores homens assumem atividades administrativas ou são professores especialistas. Assim, este artigo busca discutir as consequências da manutenção desse padrão a partir da realidade da cidade de Santo André/SP. A pesquisa contou com entrevistas de cinco pedagogos atuantes na Educação Infantil do município e teve como principal objetivo identificar os dificultadores para o trabalho com as crianças pequenas. Como conclusão, podemos citar que o senso comum insiste em relacionar a figura do professor homem a um abusador em potencial, o que inibe as contratações desses profissionais ou, uma vez atuando em sala de aula, tenta delimitar suas tarefas ao que, supostamente, seria adequado ao gênero masculino. Para embasar o estudo utilizamos autoras como Guacira Lopes Louro, Jane Felipe e Lea Tiriba.

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Author Biographies

Raquel Alves Martusewicz, Faculdade Estácio de Santo André

Graduada em Pedagogia pela Estácio Santo André. São Paulo – Brasil

Gustavo Trujillo Mendes, Faculdade Estácio de Santo André

Graduado em Pedagogia pela Estácio Santo André. São Paulo – Brasil

Virgínia Lais Souza, PUC/SPEstácio Santo André

Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente na Estácio Santo André. São Paulo – Brasil

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Published

2024-12-30

Issue

Section

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO