Contextualizando as imagens na sala de aula

Autores/as

  • Clarinda Conceição Rocha de Sousa
  • Glaucia Muñoz dos Reis
  • Márcia Tostes Costa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n1.4267

Resumen

Este artigo propõe uma breve reflexão acerca das imagens presentes no cotidiano escolar, contidas especialmente nos livros didáticos; as quais, quando não contextualizadas adequadamente pelo professor, podem conduzir o aluno a compreensões limitadas, muitas vezes distorcidas, direcionando suas leituras de mundo. Tomando como aporte teórico, Saliba (2011), e contribuições de outrosautores, como Barbosa (2012), Franca (2006), Coli (1995), Mosaner Jr e Stori(2007), Benjamin (1955), Morin (2003) e Lenoir (1998), buscamos abordar alguns aspectos sobre o “olhar” nessas imagens, ditas por Saliba como imagens canônicas, bem como o excesso das imagens apresentadas em sala de aula. Procuramos propor um estudo de conteúdo interdisciplinar que faça do ensino de Arte algo integrado em um contexto escolar, que redireciona o olhar das imagens estudadas para um processo de criação e possibilitando ao aluno se colocar como autor da história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarinda Conceição Rocha de Sousa

Arte educadora, integrante do Projeto Teatro de Bonecos “Mamulengo” da Secretaria Municipalde Educação (SME). Mestranda em Educação Arte e História da Cultura na Universidade PresbiterianaMackenzie.

Glaucia Muñoz dos Reis

Pedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Educação Arte e História daCultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Márcia Tostes Costa da Silva

Pedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Educação Arte e História daCultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2016-09-17

Número

Sección

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO