Rankings na educação superior Brasileira: Uma aproximação aos rankings públicos e privados

Autores/as

  • Adolfo Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Henrique da Silva Lourenço Universidade Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4624

Resumen

No presente artigo, realizou-se uma aproximação teórica aos rankings acadêmicos, públicos e privados, resultante de pesquisa bibliográfica, na tentativa de compreender sua complexidade e trajetória na realidade brasileira. Defende-se, que as mudanças derivadas da transformação do Estado Provedor para um modelo de Estado Avaliador, reforçaram as tendências em torno das avaliações, índices e classificações por meio de rankings, constatando-se no Brasil, a incipiência de rankings públicos e privados diante da existência de um mercado no qual acabam ganhando legitimidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2/Educação).

Henrique da Silva Lourenço, Universidade Paulista.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente no Curso de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Docente no Curso de Direito da Faculdade de Bertioga (FABE).

Publicado

2017-09-13

Número

Sección

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO