O PAPEL DOS AVÓS NOS CUIDADOS COM A EDUCAÇÃO E A SAÚDE DAS CRIANÇAS

Autores/as

  • Rosa Maria da Exaltação Coutrim
  • Adriana Maria de Figueiredo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Oliveira Jr. de Oliveira José Antonio Universidade Federal de Ouro Preto
  • Armanda Resende Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.5092

Resumen

A relação entre avós e netos é plena de aprendizados. Principalmente no caso dos avós que são responsáveis pelos cuidados de seus netos, os vínculos se constituem em meio a situações de tensão e de apoio familiar. O objetivo principal da pesquisa foi investigar como os agentes de saúde, os professores e os próprios avós percebem a educação dada pelos avós aos netos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um pequeno distrito de Minas Gerais. Foram entrevistadas 7 avós que cuidam dos netos diariamente, aplicados questionários à 12 professoras e especialistas na escola e realizado um grupo focal com profissionais de saúde do distrito. Os resultados demonstram que os avós cuidadores oferecem afetividade e segurança aos netos. Isso é reconhecido pelos profissionais da escola e da Unidade de Saúde, que percebem a importância dos avós como agentes na promoção da saúde e do bom desempenho escolar das crianças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosa Maria da Exaltação Coutrim

Possui graduação em Ciências Sociais pela UNESP, mestrado em História pela UNESP, doutorado em Ciencias Humanas - Sociologia e Política pela UFMG . Tem experiência nas áreas de metodologia científica e Sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia do Envelhecimento. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE- UFOP),do Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID -IPL) em Portugal e do Observatório Sociológico Família e Escola (OSFE- FAE - UFMG). Bolsista Pesquisador Mineiro (FAPEMIG). Os principais focos de pesquisa são: relação família e escola, relações intergeracionais e práticas de escolarização das camadas populares.

Adriana Maria de Figueiredo, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado em Sociologia (1994) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Teve sua inserção profissional como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCON) da UFMG, trabalhando em pesquisas e planejamento em saúde. Em 1994 inicia carreira docente na área de Políticas de Saúde e Planejamento na Faculdade de Medicina da UFMG. Acompanhando sua família, em 1997 assume a docência no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, tendo atuado na área de Teoria e Metodologia da Ciência, Pesquisa e Planejamento Educacional. Desde 2007, colabora no desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UFOP, tenho participado de sua concepção e elaboração. Atualmente é professor associado da Escola de Medicina da UFOP, atuando na área de Ciências Sociais em Saúde, com disciplinas integradas à Rede de Saúde. Foi Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Mariana e Ouro Preto, de 2009 a 2014. Tutora do PET-Saúde GRADUA SUS, desde abril de 2016.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Metodologia Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sociologia das profissões, sociologia da saúde, teoria e métodos em ciências sociais e educação e sociedade. Realiza Estágio de Pós-doutorado no Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz, no Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente.

Oliveira Jr. de Oliveira José Antonio, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Letras, pela Universidade Federal de Ouro Preto, ex bolsista PIBIC/CNPq e membro no NESFE (Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola). Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da UFOP e professor da rede pública de ensino.

Armanda Resende, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Ouro Preto, ex- bolsista PIP/UFOP e ex-membro no NESFE (Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola, Ouro Preto, Brasil

Publicado

2018-07-20

Número

Sección

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO