POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NO BRASIL: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SANTO ANDRÉ
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5579Resumen
Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada na Rede Municipal de Santo André-SP, cujo objetivo foi analisar o processo de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Por meio da fala das professoras e assistentes pedagógicos mapeou práticas e obstáculos ocorridos na implementação da política. Os procedimentos metodológicos consistiram na revisão de literatura acerca da implementação de políticas educacionais inclusivas, na análise de documentos tanto nacionais como estrangeiros sobre o tema e em um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e assistentes pedagógicos de duas Unidades Escolares. O contexto mais amplo da pesquisa foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas, formulado por Ball, e as entrevistas na análise de discurso, de Orlandi. A pesquisa demonstrou como o processo de implementação de política pública envolve aspectos institucionais, demarcados pela legislação vigente, e aspectos individuais, definidos pela autonomia do professor.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Amanda Sousa Batista do Nascimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND