INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • Daniela Andreza Rodrigues Bartholo

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5649

Resumen

Este artigo faz parte do projeto de pesquisa denominado: A construção do objetivo institucional da Faculdade do Educador: da idealização à materialização - do Doutorado em andamento em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem –Linguagem e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil/CAPES e intenciona apresentar marcos importantes no processo histórico que originaram as Instituições de Ensino Superior (IES), contextualizando o papel do Ministério da Educação na atual configuração do ensino superior no Brasil. Para compreender os reflexos da historicidade constitutiva das IES, fez-se necessária a explicitação de vertentes político, social, econômico e cultural que influenciaram, dentro de um cenário globalizado, a conjectura atual superdiversa das IES. Outros aspectos também são trazidos para esse campo de discussões e referem-se ao contexto das políticas públicas para o Ensino Superior, o papel de influência exercido pelo Ministério da Educação e às questões mercadológicas que permeiam atividades institucionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Andreza Rodrigues Bartholo

Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP no Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) - Linha de Pesquisa de Linguagem e Educação. Mestrado em Educação (Formação de Educadores) realizado na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP/SBC (2006). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002). MBA em Gestão Empresarial - em andamento. Tem experiência na grande Área de Educação. Experiência em Gestão de Equipes e Coordenação Pedagógica nas Comissões Examinadoras de Concursos Públicos, Coordenação de Processos para Elaboração e Revisão de Provas Teóricas Multidisciplinares. Consultora Pedagógica e Educacional. Consultora de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Profissional. Atuou com Gestão Administrativa para Unidades de Negócio na Área de Educação (Instituições de Ensino Superior). Experiência em palestras e ministração de cursos de curta duração nos âmbitos educacional, social e corporativo. Atuou como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD e Coordenadora da Área de Referência de Educação no Centro Universitário Senac - Santo Amaro/CAS. Tem experiência como professora de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação e Negócios. Experiência em Atividades de Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC para Pós-Graduação e MBAs, com desenvolvimento de material didático-instrucional, elaboração e revisão de conteúdos de EaD, como parecerista em artigos de cunho acadêmico-científico e livros. Atualmente desenvolve e coordena projetos e equipes para finalidades distintas, atua como membro de Corpo Editorial do Periódico Revista L@el em (dis)curso e como Coordenadora Pedagógica Multidisciplinar para o Instituto Brasileiro Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Publicado

2019-08-06

Número

Sección

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO