AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO

Autores/as

  • Sônia Aparecida Belletti Cruz UNIP de Araraquara-SP
  • Ana Flávia Morais da Silva Graduanda em Pedagogia na UNIP

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.5842

Resumen

Sob a perspectiva piagetiana, o professor avalia não só o aluno, mas também seus saberes teóricos e práticos. Nos cursos de graduação não pode ser diferente, visto que seus currículos projetam experiências de aprendizagem que visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e re?exivo, de capacidades para elaboração teórico-conceitual e resolução de problemas complexos e de competências coerentes às novas exigências do mundo do trabalho. Os resultados da pesquisa, obtidos pela autoavaliação de 22 universitários do curso de Pedagogia, apontam que a maioria considera ter apresentado atitude efetiva de participação e envolvimento nas aulas. Afirmam ter realizado as atividades propostas, colaborando na execução dos trabalhos em grupo, dentre outros comportamentos tidos como adequados e que contribuem para o processo de aquisição de saberes científicos e práticos. Embora haja resistência de muitos professores em adotá-la, a autoavaliação contribui para transformações na esfera pessoal e acadêmica e na preparação para a vida profissional.

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Biografía del autor/a

Sônia Aparecida Belletti Cruz, UNIP de Araraquara-SP

Doutora em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara-SP. Professora da rede estadual paulista e da UNIP de Araraquara-SP.

Publicado

2020-03-23

Número

Sección

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO