AUTOAVALIAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE SEU DESEMPENHO ACADÊMICO NO DECORRER DO CURSO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.5842Resumen
Sob a perspectiva piagetiana, o professor avalia não só o aluno, mas também seus saberes teóricos e práticos. Nos cursos de graduação não pode ser diferente, visto que seus currículos projetam experiências de aprendizagem que visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e re?exivo, de capacidades para elaboração teórico-conceitual e resolução de problemas complexos e de competências coerentes às novas exigências do mundo do trabalho. Os resultados da pesquisa, obtidos pela autoavaliação de 22 universitários do curso de Pedagogia, apontam que a maioria considera ter apresentado atitude efetiva de participação e envolvimento nas aulas. Afirmam ter realizado as atividades propostas, colaborando na execução dos trabalhos em grupo, dentre outros comportamentos tidos como adequados e que contribuem para o processo de aquisição de saberes científicos e práticos. Embora haja resistência de muitos professores em adotá-la, a autoavaliação contribui para transformações na esfera pessoal e acadêmica e na preparação para a vida profissional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Sônia Aparecida Belletti Cruz, Ana Flávia Morais da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND