MECANISMOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA EXPRESSOS NAS NORMAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6267

Resumen

A gestão democrática é firmada na normatização educacional brasileira como o modelo gestão que deve ser colocada em prática nas instituições educacionais. Tal legislação apresenta como mecanismos dessa gestão a participação, a eleição de diretores, os conselhos escolares e a participação na elaboração do PPP. Assim, o presente estudo tem como intuito apreender como a literatura educacional apresenta essa gestão e seus mecanismos supracitados, a partir de 1988, isso por meio da pesquisa bibliográfica.  Concluímos que a gestão democrática. Tem como mecanismos a participação, a eleição de diretores, os conselhos escolares e a participação na elaboração do PPP, que possibilitam a participação direta e representativa da comunidade escolar; a abertura de espaço para diálogos, debates e discussões no âmbito educacional. Entretanto, o PNE (2014-2024) apresenta a nomeação de diretores associada meritocracia e a critérios de desempenho, que não são considerados características dessa gestão.

 

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Biografía del autor/a

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; mestre em educação, especialista em doc~encia no Ensino Superior e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é professora adjunto da UFGD, atuando na graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação, no mestrado e doutorado.

Jonata Cristina dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2020-03-23

Número

Sección

DOSSIÊ POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA