CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO: BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as características da pesquisa educacional sobre o currículo do Ensino Médio. Este trabalho, de abordagem qualitativa e quantitativa, contou como fonte de dados o portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o EBSCOhost, considerando o período de 2015 a 2018. Os resultados evidenciam que o número de pesquisas sobre o currículo do Ensino Médio vem crescendo no período investigado; a abordagem qualitativa prevalece nas investigações realizadas; a entrevista e a pesquisa documental são as principais metodologias de coleta de dados; a maior produção sobre o tema se concentra nos programas de pós-graduação de instituições federais. A análise dos resumos revela que as pesquisas buscam, em sua maioria, compreender as políticas e reformulações curriculares propostas para esse nível de ensino e que um tema pouco pesquisado é a formação de professores para o ensino médio.Conselho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-Doutora em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular na Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal (2018).Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora participante do Observatório do Ensino Médio Catarinense - OEMSC. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior e na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, políticas curriculares, autonomia e flexibilidade curricular, práticas educativas na Educação Básica.

Leiri Aparecida Ratti, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestranda em Educação (2018). Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Educacional de Santa Catarina - IESC, (2017). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, (2012). Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Associação Catarinense de Ensino, Faculdade Guilherme Guimbala, (2008). Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2005). Atua como Assistente Técnico Pedagógico - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE, e o grupo de pesquisadores do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC.

Alisson Gonçalves Paulus, Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE

Acadêmico do Curso de Engenharia Civil da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Downloads

Publicado

2020-12-14