MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6392

Resumo

Discute-se a militarização de escolas públicas com ênfase no modelo de gestão compartilhada instituído no Distrito Federal em 2019 em um contexto de acirramento de ideário político conservador, que atenta contra os princípios da gestão democrática previstos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional e na Lei Distrital nº 4.751 de 2012. Questiona-se em que medida esse modelo de gestão interfere na atuação do diretor para organizar e sistematizar o projeto político-pedagógico da escola. Em termos teórico-metodológicos, fundamenta-se em documentos legais, bibliografia sobre a temática e dados de entrevistas realizadas com gestores eleitos. As reflexões enfatizam que a militarização compõe projeto de imposição da ordem e correção de condutas juvenis pela combinação de dispositivos disciplinares, hierárquicos, correcionais e morais confrontando o projeto democrático de educação e enfraquecendo a atuação do diretor, democraticamente eleito, para fazer a gestão do projeto político-pedagógico da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edileuza Fernandes Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na área de Didática e do Programa de Pós-Graduação na Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação e desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação com prioridade para o ensino fundamental e médio. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Trabalho Docente, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCENCIA.

Maria Abádia da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Pós-doutorado na Universidade de Salamanca - Espanha. Atua no Programa Pós-Graduação em Educação e desenvolve estudos e pesquisas na área da Educação com prioridade para a História da Educação Brasileira e Políticas para a Educação Básica Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Organismos Internacionais, Gestão e Políticas para Educação Básica - Águia.

Downloads

Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

DOSSIÊ POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA