PASSOS E DESCOMPASSOS DA GESTÃO NO CONTEXTO DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6397

Resumen

Este estudo caracteriza os processos e caminhos que uma escola pode percorrer para implantação da Associação de Professores, Mestres e Comunidade (APMC) numa perspectiva de gestão democrática. A implementação de uma gestão escolar democrática vinha sendo uma exigência da sociedade, que a entendia como elemento de transformação social, em que igualdade, solidariedade e justiça fossem realidade para todos. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e foram tratados de forma qualitativa. No processo houve a verificação de que a APMC pouco participa nas discussões com vista a dinamização das atividades escolares. De outro modo, revelou-se maior envolvimento dos Pais e encarregados da Educação o que demonstra maior interesse na melhoria da qualidade de ensino no interior da organização escolar, a busca de qualidade que tem justificado a presença de militares no processo de gestão de algumas escolas no Amazonas. Há necessidade de superação da contradição existente entre o discurso e a prática da gestão democrática.

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Biografía del autor/a

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Adjunto III da Universidade Federal do Amazonas, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e professora do Curso de Pedagogia. Área de interesse: Política pública e temas como o ensino superior, democracia, escola, comunicação e tecnologia.

Sebastiao Juvencio Rumbane, Escola de Jornalismo Mapu

Técnico de Administração e Finanças (Administração e Finanças)

Publicado

2020-03-23

Número

Sección

DOSSIÊ POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA