PROPOSIÇÕES DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ/GO: INCERTEZAS PARA A FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6408

Resumen

Esse estudo apresenta o Plano Municipal de Educação (PME) de Jataí/GO destacando as metas e estratégias que se referem à formação e trabalho docente, especificamente no que tangencia a promoção da carreira do profissional da educação. Pretende, ainda, debater essas proposições do PME local tendo por base o Plano Nacional de Educação (PNE) e as incertezas em relação à formação e trabalho docente advindas do monitoramento e avaliação da implementação das metas e estratégias desse Plano. Tendo por base o levantamento documental com abordagem qualitativa, espera-se responder a seguinte problemática: pode o PME de Jataí/GO contribuir para a conformação de uma política educacional local que contribua para o avanço na formação e no trabalho/carreira docente? Percebe-se que o PME em tela tem avançado lentamente no que se refere às condições de trabalho docente minimizando, portanto, a sua relevância e gerando incertezas para a educação de qualidade social no município pesquisado.  

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Biografía del autor/a

Belarmina Vilela Cruvinel, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí e bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí/GO (CESUT). Desenvolveu pesquisa no Programa Bolsas de Licenciatura - PROLICEN/Prograd/Universidade Federal Goiás, com projeto intitulado O que as pesquisas em didática revelam? Um estudo nos Anais da ANPEd entre 2002 e 2013. Membro do NUFOPE - Grupo de Pesquisa e estudos Formação de Professores e Práticas Educativas - UFG/REJ e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, desenvolvendo o projeto: Formação continuada e suas implicações no trabalho docente e na qualidade social da educação: o caso da Rede Municipal de Jataí/GO. Bolsista FAPEG 

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: formação e prática do professor da escola básica e do ensino superior, trabalho docente na Universidade, mal-estar docente, Conselhos de Educação e qualidade socialmente referenciada, Estado da arte das pesquisas em Didática e identidade profissional

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós Doutoranda e Bolsista PNPD na PUCRS. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia - Barra do Garças/MT. Tem experiência na área da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, pós-graduação e políticas educacionais. É lider do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT).

Publicado

2020-03-23

Número

Sección

DOSSIÊ POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA