ARTE EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS NA CIDADE DE SANTO ANDRÉ
Palabras clave:
Arte-educação, Formação cultural, Educação não formal, Santo André/SPResumen
O artigo é resultado de um levantamento realizado na cidade de Santo André/SP, entre 2019 e 2020. O estudo visava mapear trabalhos artísticos oferecidos na cidade, considerando as quatro linguagens obrigatórias presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n° 9.394/1996): dança, teatro, música e artes visuais. Nosso interesse era analisar como essas linguagens são apresentadas ao público infantil nos equipamentos culturais e de educação não formal. Trata-se de espaços que conseguem ampliar os conhecimentos sobre artes, além de fomentar o hábito da apreciação artística – como é o caso do Sesc Santo André, especialmente por manter a regularidade nas apresentações. Para embasar nosso estudo, utilizamos autores como Ana Mae Barbosa, Rosa Iavelberg e Jorge Larrosa Bondía, fundamentais para pensar arte a partir de seu potencial reflexivo e sensível, não como entretenimento.
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Citas
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