PEDAGOGIA DO MST: UMA CONSTRUÇÃO COM A PRESENÇA DE PAULO FREIRE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7641

Palabras clave:

Educação, Movimentos sociais e educação, Educação libertadora

Resumen

O presente artigo, de natureza bibliográfica, excerto de dissertação de Mestrado em desenvolvimento, visa analisar a presença da perspectiva freireana na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nas análises parciais que obtivemos, podemos perceber que a pedagogia do MST está fundamentada, em sua maior parte, por esta perspectiva. A experiência do Movimento Sem Terra com sua pedagogia nos mostra caminhos viáveis e concretos para uma educação voltada para a transformação social e a emancipação humana. Freire deixou um forte legado para a construção da pedagogia do MST, sendo um de seus maiores inspiradores. O MST reconhece ter herdado de Freire características importantes de sua pedagogia, bem como, tem em Freire, além de um inspirador, um companheiro de luta; há uma relação de reciprocidade de afeto e conhecimentos trocados por ambos.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Baldo, UERGS

Licenciatura Plena em História. Aperfeiçoamento em Processos Pedagógicos na Educação Básica. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Mestrado Profissional em Educação. Membro do GIPEJA - Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais, vinculado à CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação do Campo vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elisete Enir Bernardi Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutorado em educação pela UNISINOS.  É servidora federal desde 2013 - sendo professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Dom Pedrito, atuando no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (2013-2014) e desde 2014 atua como professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral norte, Departamento Interdisciplinar, lecionando disciplinas no Curso de Pedagogia - EAD e na Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza.  Atua também como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Campus Osório-RS. Coordenadora/líder do Grupo de Pesquisa: GIPEJA - Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais. Cadastrado no CNPQ. 

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Publicado

2021-08-10

Número

Sección

DOSSIER TEMÁTICO: CIEN AÑOS DE PAULO FREIRE: RESISTENCIAS Y UTOPIAS EN LA CONSTR