CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE FRENTE O COTIDIANO MIDIÁTICO DISCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7703

Palavras-chave:

Freire, adaptação, discente.

Resumo

Este artigo investiga a capacidade de adaptação dos princípios pedagógicos de Paulo Freire diante das constantes mudanças na realidade discente por meio das mídias. A partir de uma abordagem qualitativa analisou-se o projeto político pedagógico de uma escola freireana e foram entrevistadas, semiestruturalmente, sua equipe gestora e três professoras do ensino fundamental. Utilizou-se o método paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989) para discussão. Concluiu-se que os princípios pedagógicos freireanos se adaptam a novas realidades ao incentivar a autonomia dos professores e considerar o contexto social como base formativa para a construção do indivíduo. Ao promover a interdisciplinaridade dos conteúdos praticados em forma de projetos que se modificam ano a ano, possibilita-se estar atento aos interesses dos alunos. Freire (2014a, p. 133), ao propor que o sujeito deva reconhecer sua inconclusão em permanente movimento na história, viabiliza a abertura ao mundo e aos outros em uma relação dialógica constante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Tietsche Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutoranda em Educação, UFSC – Florianópolis.

Maria Antonia Ramos de Azevedo, Departamento de Educação UNESP/Rio Claro

Doutora em Educação, UNESP - Rio Claro.

Referências

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa Qualitativa: Análise de Discurso versus Análise de Conteúdo. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684, out./dez. 2006.

DUVAL, Evelyn Millis. A Criança e o Rádio; v.13 da Enciclopédia – O Mundo da Criança. Tradução Iva Waisberg Bonow. Rio de Janeiro: Editora Delta, 1949.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2014a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2014b.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2011.MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. Tradução: Maria Immacolata Vassalo de Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto, 2004.

MELO, José Marques de; TOSTA, Sandra Pereira. Mídia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

VALVERDE, José Maria. História do pensamento: das origens à idade média. Tradução Luiz João Gaia. São Paulo: Nova Cultura, 1987.

Downloads

Publicado

2021-08-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: CEM ANOS DE PAULO FREIRE: RESISTÊNCIAS E UTOPIAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS