REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO EM UM FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7729

Palabras clave:

Educação Física escolar, Paulo Freire, Diálogo

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre uma sequência de aulas de Educação Física sobre jogos e esportes de rebater, pautadas no conceito de diálogo de Paulo Freire. A experiência foi desenvolvida em 2018 com duas turmas do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal do interior do estado de São Paulo. As aulas foram registradas em diários de campo que foram organizados e analisados com base no referencial teórico citado. A relação dialógica entre educador e educando é essencial para que haja escuta das falas e gestos surgidos no desenvolvimento das aulas, que são desencadeadores do processo de aprendizagem. Ademais, os/as professores/as necessitam analisar rigorosa, honesta e constantemente suas práticas pedagógicas para garantir o seu aperfeiçoamento.

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Biografía del autor/a

Priscila Errerias Bonfietti, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física. Programa de Pós-graduação em Educação Física.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2015), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2020) e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019). Atualmente é mestranda na Universidade Estadual de Campinas na área de Educação Física escolar e professora de educação física na rede municipal de Jarinu.

Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física. Programa de Pós-graduação em Educação Física.

Possui mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1994), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado na Universidade de Murcia (2013). Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo.

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Publicado

2021-08-10

Número

Sección

DOSSIER TEMÁTICO: CIEN AÑOS DE PAULO FREIRE: RESISTENCIAS Y UTOPIAS EN LA CONSTR