REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO EM UM FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7729Palabras clave:
Educação Física escolar, Paulo Freire, DiálogoResumen
Este artigo apresenta reflexões sobre uma sequência de aulas de Educação Física sobre jogos e esportes de rebater, pautadas no conceito de diálogo de Paulo Freire. A experiência foi desenvolvida em 2018 com duas turmas do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal do interior do estado de São Paulo. As aulas foram registradas em diários de campo que foram organizados e analisados com base no referencial teórico citado. A relação dialógica entre educador e educando é essencial para que haja escuta das falas e gestos surgidos no desenvolvimento das aulas, que são desencadeadores do processo de aprendizagem. Ademais, os/as professores/as necessitam analisar rigorosa, honesta e constantemente suas práticas pedagógicas para garantir o seu aperfeiçoamento.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC / SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 12. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, Paulo.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GHILARDI, Reginaldo. Formação profissional em educação física: a relação teoria e prática. Motriz. v. 4, n. 1, p. 1-11, Junho, 1998.
NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018.
REDIN, Euclides. Humildade (verbete). In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008. p. 212-213.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, 1984.
SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015.
SPOLAOR, Gabriel da Costa; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Rola bola: dispositivo que produz guetos culturais. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, v. 34, n. 4, 2020. p. 623-637.
STRECK, Danilo R. Rigor/rigorosidade (verbete). In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008. p. 362-364.
TEIXEIRA, Aleluia Heringer Lisboa. Quem ganha fica? Os jogos e brincadeiras na escola. Revista Digital Ef. Desportes, v. 1, n. 101, 2006. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd101/jogos.htm. Acesso em: 10 maio 2021.
ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/Dialogicidade (verbete). In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008. p. 117-118.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Priscila Errerias Bonfietti, Elaine Prodócimo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND