A EDUCAÇÃO HUMANISTA EM PAULO FREIRE: APONTAMENTOS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO LIBERTADORA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7783

Palabras clave:

Alfabetização libertadora. Educação integral. Paulo Freire.

Resumen

Resumo: Partindo de estudos sobre educação integral humanista, o objetivo deste ensaio é apresentar os pressupostos político-pedagógicos para uma alfabetização libertadora, com base no pensamento de Paulo Freire. O caráter humanizador, emancipatório e democrático da pedagogia freireana fundamenta uma alfabetização plena e cidadã, na qual o desenvolvimento cognitivo, físico, cultural, emocional, ético e político não se dissociam. Nesse grave momento em que o mundo é atingido por uma pandemia de proporções inimagináveis, as crianças, mais do que nunca, precisam ser ouvidas, acolhidas e respeitadas em suas fragilidades, potencialidades e formas peculiares de viver esse momento inusitado. A alfabetização libertadora promove sua intensa participação como sujeitos na produção criativa do conhecimento. Nas palavras de Freire, a leitura de mundo, que antecede a leitura da palavra, amplia-se nos processos de leitura e escrita e vai se tornando mais crítica para a construção de uma sociedade com justiça social e menos desigualdades.

 

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Biografía del autor/a

Elisabete Campos, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa “Políticas de gestão educacional e de formação dos profissionais da educação” e do Grupo de Estudos Paulo Freire.

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Publicado

2021-08-10

Número

Sección

DOSSIER TEMÁTICO: CIEN AÑOS DE PAULO FREIRE: RESISTENCIAS Y UTOPIAS EN LA CONSTR