FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CONHECIMENTO SOBRE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS NA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8056Palabras clave:
Cidadania e Educação; Direito à Educação; Educação Profissional; Formação.Resumen
Este artigo trata de uma discussão sobre o conhecimento dos direitos e garantias fundamentais, estabelecidos na Carta Magna, e sua relevância na docência em educação profissional. Fundamenta-se em conceitos teóricos de direito e educação. Este estudo tem como objetivos apresentar a relevância do conhecimento sobre os direitos e garantias fundamentais no âmbito da educação profissional e descrever os marcos legais e políticas educacionais, que formam e constituem o sujeito, no que se refere aos valores da ética e solidariedade na educação profissional. Para o desenvolvimento desta discussão, propõe-se uma pesquisa descritiva documental, de abordagem qualitativa, por meio de análise de conteúdo, de modo que foram selecionados três Incisos do Artigo 5º, da Constituição Federativa do Brasil, de 1988. A educação profissional no contexto da globalização e desenvolvimento científico e tecnológico tem um papel decisivo na formação dos indivíduos e na conscientização do seu papel social.
Descargas
Citas
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. BRASIL, República Federativa do. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 ago. 2020.
DELORS, Jacques (org.). Educação um Tesouro a descobrir. 7. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2016.
FAVRETTO, J. Cursos Superiores de Tecnologia: surgimento, legislação e expansão no período pós-LDB. Dissertação de Mestrado em Educação. Passo Fundo, RS: Universidade de Passo Fundo, 2010. Disponível em: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/674. Acesso em: 11 fev. 2019.
FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e Tecnológica com a universalização da Educação básica. In: Educação e Sociedade. v. 28. n. 100. Especial. Campinas: Unicamp, outubro de 2007, p. 1129-1152. DOI https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300023
PRADOS, Rosália Maria Netto; ALVAREZ, Sonia Maria. A emergente virtualização do ensino em 2020: considerações sobre tecnologias e inovação na educação profissional. Revista Diálogos em Educação, v. 1, p. 86-97, 2020. Disponível em: http://faculdadeanicuns.hospedagemdesites.ws/ojs/index.php/revistadialogosemeducacao/article/view/ 60. Acesso em: 25 jun. 2021.
OLIVEIRA, André L. P.; ROMANO, Alessandro S.; PRADOS, Rosália Maria Netto. Saberes Docentes: as perspectivas profissionais de professores de ensino técnico. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 2, p. 79-92, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/585. Acesso em: 14 jun. 2021.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Educar e Conviver na Cultura Global. 2. ed. São Paulo: Editora Artmed, 2002.
SILVA, José Afonso. Curso de Direito Positivo. 25. ed. São Paulo, Brasil: Editora Malheiros, 2005.
PAIS, Cidmar Teodoro. Considerações sobre a semiótica das culturas, uma ciência da interpretação: inserção cultural, transcodificações transculturais. Revista Acta Semiótica et Linguística. São Paulo: Terceira Margem, SBPL, v. 11, ano 30, , p. 149-157, 2007.
PETEROSSI, Helena Geminiani e MENINO, Sérgio Eugênio. A Formação do Formador. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017.
TANAKA, V. R. S.; PESSONI, L. M. L. A gestão do ensino superior: o gestor e seu papel. In I Seminário sobre Docência Universitária. Universidade Estadual de Goiás, UnU Inhumas, 12 de março de 2011. Disponível em www.anais.ueg.br/index.php/isemdocunivinhumas/article/view/5/4 Acesso em 22 jan. 2020.
TASSIGNY, M. M. Educação, Trabalho e Perspectivas para o EMI. Revista Iberoamericana de Educación. n. 48/1. Madrid, Espanha:Organización de Estados Iberoamericanos para laEducación, laCiencia y la Cultura.15 de diciembre de 2008. Disponível em http://www.red-redial.net/revista revista,iberoamericana,de,educacion-45.html. Acesso em 22 de janeiro de 2015.
TEDESCO, J. C. EL Nuevo Pacto Educativo. Educación, Competitividad y Ciudadanía Em La Sociedad Moderna. Madrid: Grupo Anaya, S.A., 1995.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cassia Regina Gasparin dos Santos Pereira, Rosália Maria Netto Prados
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND