APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DESSA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8122Palabras clave:
Educação, Aprendizagem significativa., Telefone celular.Resumen
O objetivo geral deste trabalho foi avaliar se atividades voltadas ao ensino de biologia quando articuladas entre grupos colaborativos e ao uso de aparelhos celulares, podem apresentar um potencial didático. A pesquisa de abordagem qualitativa através do estudo de caso contemplou um grupo de alunos de ensino médio utilizando uma sequência didática como instrumento metodológico abordando o tema reprodução humana. As etapas foram, introdução ao tema, objetivos dos estudos, exercícios e debates e por fim, a produção final do podcast, usando como recurso, o smartphone. A análise dos dados, realizada de forma subjetiva a partir dos registros do pesquisador de cada etapa, das produções escritas dos alunos e por meio do software Iramuteq mostrou que as atividades quando ocorrem de forma colaborativas entre os alunos e coadunadas com o celular, permitem maior interação e diálogo entre os pares, pois exercitaram domínio, criatividade, poder de síntese e desenvolvimento de habilidades técnicas.
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