PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8123

Palavras-chave:

pesquisa-ação, método, intervenção pedagógica, prática reflexiva

Resumo

A pesquisa teve por objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos, práticos e metodológicos  que norteiam o processo investigativo da pesquisa-ação, estabelecendo associações com os  encontros, premissas e caminhos para construção artesanal na prática reflexiva. Adotou-se  como base metodológica, a análise bibliográfica sistemática de 06 (seis) obras de estudiosos  com leitura corrente no campo da Educação para fins de estudo das aproximações teóricas e  metodológicas da pesquisa-ação com a prática reflexiva. Como resultados: o traço social,  empírico e qualitativo foi associado como premissa metodológica; a participação coletiva,  reflexão crítica, tomada de consciência, postura dialógica, escuta sensível, alteridade e a  empatia corroboram com a garantia do rigor científico. Em síntese, os encontros da pesquisa-ação com o ideal de artesanato intelectual ampliam o debate e a reflexão em torno das  possibilidades e caminhos metodológicos para a construção artesanal pautada na mudança,  intervenção e transformação da ação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizângela de Souza Bernaldino, Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Universidade Federal de Rondônia. Doutoranda do Programa de Pós – Graduação Mestrado Doutorado Profissional em Educação Escolar, Porto Velho – Rondônia. 

Gicelma Claudia da Costa Xavier, Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Ciências da Linguagem. Universidade Federal de Rondônia. Doutoranda do Programa de Pós – Graduação Mestrado Doutorado Profissional em Educação Escolar, Porto Velho – Rondônia. 

José Lucas Pedreira Bueno, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Engenharia de Produção. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Professor do Programa de Pós- Graduação Mestrado Doutorado Profissional em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho – Rondônia. 

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Escolar. Universidade Federal de Rondônia. Professor do Programa de Pós- Graduação Mestrado Doutorado Profissional em Educação Escolar, Porto Velho – Rondônia. 

Referências

AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2004.

BARBIER, René. A pesquisa – ação. Brasília: Liber Livro, 2004.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Coleção Ciências da Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar – aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (Org). Cartografia do trabalho docente: professor (a) – pesquisador (a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.

MILLS, C. Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa – ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011

Downloads

Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

DOSSIÊ: MÉTODOS, METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA