O BLOG COMO PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO QUE AUXILIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8167

Palavras-chave:

Blog, BNCC, Formação de Professores

Resumo

Este artigo aborda as contribuições do Blog Diálogos de Professores, produto desenvolvido em uma pesquisa que teve por objetivo analisar as orientações prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos no trabalho pedagógico de professores que atuam em uma escola municipal da zona rural de São Luís-MA. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, na perspectiva de estudos pós-críticos, desenvolvido no mestrado profissional em Educação, que buscou compreender como os professores da zona rural conceituam, tratam, resistem e aprimoram as orientações da BNCC. Sob tal perspectiva, foi construído um blog educacional de escrita colaborativa com os professores, entendido como meio de comunicação e compartilhamento de materiais e ferramentas que possibilitam a incursão sobre a BNCC. O objetivo deste artigo é evidenciar o blog como um Produto Técnico e Tecnológico que contribui com o conhecimento e repertórios de implementação escolar da BNCC.

 

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Biografia do Autor

Wendla Mendes Silva Borges, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA); professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED) São Luís-MA.

Ilma Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em Educação pela USP (Universidade de São Paulo); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), mestrado profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), mestrado acadêmico e doutorado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) São Luís-MA. 

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Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

DOSSIÊ: MÉTODOS, METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA