UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.8214

Palabras clave:

Políticas educacionais indígenas; Escola indígena; Organização escolar.

Resumen

A pesquisa teve como objetivo mostrar a contextualização histórica, política e social de uma escola indígena no município de Canguaretama, no estado do Rio Grande do Norte, a partir dos embates empreendidos pela comunidade escolar em busca da sua legalização e reconhecimento como escola indígena. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa e o estudo de caso como técnica de pesquisa. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada com 4 profissionais da escola. Como resultados, foi possível perceber que a comunidade do Catu vivenciou momentos de lutas e de tensões para alcançar a legitimidade e o reconhecimento da escola como indígena, a partir da implementação das políticas de ação afirmativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Creusa Lelis, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Instituto Federal do Rio Grande
do Norte, campus Canguaretama, Canguaretama- Rio Grande do Norte

Wilson Aragão, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. 

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió-Alagoas.

Citas

ALMEIDA, P. R. Sobre políticas de governo e políticas de estado: distinções necessárias.

Disponível em: http://www.institutomillenium.org.br/artigos/sobre-politicas-de-governo-e-politicas-de-estado-distincoes-necessarias/. Acesso em: 21 jul. 2021.

BALL, Stephen J. La micropolítica de la escuela: hacia uma teoria de la organización escolar. Barcelona, Buenos Aires, México: PAIDÓS, 1989.

BALL, Stephen J. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham, Philadelphia: Editora Open University Press, 1994.

BARROSO, Luís Roberto. Vinte anos da Constituição de 1988: a reconstrução democrática do Brasil. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/176538, p. 1-18, jul./ 2008. Acesso em: 07 mar. 2018.

BESSA FREIRE, J. R. Trajetória de muitas perdas e poucos ganhos. In: Educação Escolar Indígena em Terra Brasilis: tempo de novo descobrimento. Rio de Janeiro: IBASE, 2004.

BOWE, Richard; BALL, Stephen J. with GOLD, Anne. Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Constituição (1988). Resolução CNE/CEB n. 3, de 10 de novembro de 1999, que fixa as Diretrizes Nacionais para a Educação Indígena e dá outras providências. Brasília: CNE, 1999.

BRASIL. Constituição (1988). Resolução CNE/CEB n. 5, de 22 de junho de 2012, que Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília: CNE, 2012.

GRUPIONI, L. D. B. A Educação Escolar Indígena e a mudança de governo. Maio, 2006. Fonte: Instituto Socioambiental (ISA) | Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/c/politicas-indigenistas/educacao-escolar-indigena/a-educacao-escolar-indigena-e-a-mudanca-de-governo. Acesso em: 02 mar. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Educacenso: Um olhar sobre a Educação Indígena com base no Censo Escolar de 2008. Brasília-DF: Ministério da Educação - MEC, 2009.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar 2010. Brasília-DF: Ministério da Educação - MEC, 2010.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/SECAD; LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em: www.trilhasdeconhecimentos.etc.br/livros/arquivos/ ColET12_ Vias01 WEB.pdf. Acesso em: 05 mai. 2017.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Convenção n° 169 sobre povos indígenas e tribais e Resolução referente à ação da OIT / Organização Internacional do Trabalho. 5. ed. Brasília-DF: OIT, 2011.

PALADINO, Mariana; ALMEIDA, Nina Paiva. Entre a diversidade e a desigualdade: uma análise das políticas públicas para a Educação Escolar Indígena no Brasil dos governos Lula. Rio de Janeiro: Contracapa; LACED/Museu Nacional/UFRJ, 2012.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA JOÃO LINO DA SILVA/SEEC-RN. Outubro 2015. Canguaretama-RN: [s.n.], 2015.

SILVA, Claudia Maria Moreira da. “Em busca da realidade”: a experiência da etnicidade dos Eleotérios (Catu/RN). 2007. 271 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Ana Thorell. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Publicado

2023-10-24