REFLEXÕES SOBRE FELICIDADE E INFELICIDADE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA, PSICOLOGIA E PEDAGOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8364

Palabras clave:

Felicidade, Filosofia, Psicologia, Educação, Projeto de Vida

Resumen

Este artigo discute diferentes visões sobre a felicidade por meio de pesquisa qualitativa, cujas reflexões partiram de uma revisão bibliográfica relacionada à Filosofia, à Psicologia e à Educação. O tema da felicidade tem inquietado a humanidade desde a antiguidade, pois todo ser humano parece estar sempre em busca de ser feliz. Ao longo da história, filósofos, psicólogos e pensadores têm se dedicado em explorar o assunto. Alguns países trazem o tema da felicidade em seus princípios constitucionais, como a declaração de independência dos Estados Unidos, que assegura a busca da felicidade como um direito inalienável. Atualmente, existem índices para mensurar o nível de felicidade das populações, que utilizam diversos indicadores, como os econômicos, os sociais, os subjetivos entre outros. Devido à complexidade do assunto, algumas perguntas persistem: o que é a felicidade? Como ela pode ser alcançada? É possível evitar a infelicidade? A educação pode contribuir para a construção de uma sociedade mais feliz? Com base nestes questionamentos sobre a ideia de felicidade e de infelicidade na sociedade contemporânea, consideramos que a educação tem um papel fundamental para o desenvolvimento da autonomia e aproximação com os elementos que compõem a felicidade, ou na medida do possível, consiga, pelo menos, evitar maior infelicidade.

 

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Biografía del autor/a

Vladimir Fernandes, Universidade Paulista UNIP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo - FEUSP. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Especialista em Sociologia e História do Trabalho pela Fundação Santo André - FSA. Membro do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores” (UNIP-CNPq). 

Sandra Maria Fodra , Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no IPUSP-SP. Formada em Comunicação Social e História, mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-SP e especialização no Ensino de Ética, Valores e Cidadania pela FE-USP. Responsável pelo Núcleo de Convivência do Programa CONVIVA - SP. Participa do Grupo de Pesquisa Currículo e Avaliação da PUC-SP e do Grupo de Ensino Integral da UNIP. 

Mônica Cintrão França Ribeiro, Universidade Paulista UNIP

Psicóloga pelo Instituto Unificado Paulista. Doutora e Mestre em Psicologia na área Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Professora Universitária, Pesquisadora e Supervisora de Estágio em Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Paulista (UNIP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas (CNPq/UNIP). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão de Práticas Educativas (CNPq/UNIP). Docente e Coordenadora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicologia e Educação (UNIP). Conselheira no XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2019-2022).

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Publicado

2022-05-04