PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8400Palabras clave:
Pesquisa colaborativa; Desenvolvimento Profissional da docência; Formação de professores.Resumen
Apresentam-se, neste artigo, reflexões sobre a importância do que se denomina de pesquisa colaborativa para a investigação de processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional da docência. São frutos de leituras, debates, projetos de pesquisas das autoras, e experiências diversas de ensino em licenciaturas e orientação de pesquisas de mestrado e de doutorado envolvendo o tema central de formação de professores. Pesquisa colaborativa implica a realização de processos de investigação desenvolvidos por grupos compostos de participantes de diferentes repertórios e com objetivos partilhados. Pesquisa colaborativa se refere à processos de desenvolvimento profissional de professores e à investigação sobre tais processos. Para tanto, contextualizações, conceptualizações e problematizações. A estrutura do artigo envolve seis eixos teórico-metodológicos: contextualizando pesquisa colaborativa; considerações sobre acadêmico e conhecimento prático; considerações sobre pesquisa colaborativa e desenvolvimento profissional de professores; colaboração e pesquisa-ação; os participantes da pesquisa construindo um grupo que passa a ser considerado como ferramenta interpretativa; as especificidades, tendências, possibilidades e dificuldades apresentadas pela literatura/pesquisas no que se refere à construção de conhecimento profissional da docência e é finalizado com alguns desafios postos à prática educacional, presentes no item a título de considerações finais provisórias.
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