PESQUISA COLABORATIVA: CONTEXTUALIZAÇÕES, CONCEPTUALIZAÇÕES, REFLEXÕES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8400

Palabras clave:

Pesquisa colaborativa; Desenvolvimento Profissional da docência; Formação de professores.

Resumen

Apresentam-se, neste artigo, reflexões sobre a importância do que se denomina de pesquisa colaborativa para a investigação de processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional da docência. São frutos de leituras, debates, projetos de pesquisas das autoras, e experiências diversas de ensino em licenciaturas e orientação de pesquisas de mestrado e de doutorado envolvendo o tema central de formação de professores. Pesquisa colaborativa implica a realização de processos de investigação desenvolvidos por grupos compostos de participantes de diferentes repertórios e com objetivos partilhados. Pesquisa colaborativa se refere à processos de desenvolvimento profissional de professores e à investigação sobre tais processos. Para tanto, contextualizações, conceptualizações e problematizações. A estrutura do artigo envolve seis eixos teórico-metodológicos: contextualizando pesquisa colaborativa; considerações sobre acadêmico e conhecimento prático; considerações sobre pesquisa colaborativa e desenvolvimento profissional de professores; colaboração e pesquisa-ação; os participantes da pesquisa construindo um grupo que passa a ser considerado como ferramenta interpretativa; as especificidades, tendências, possibilidades e dificuldades apresentadas pela literatura/pesquisas no que se refere à construção de conhecimento profissional da docência e é finalizado com alguns desafios postos à prática educacional, presentes no item a título de considerações finais provisórias.

 

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Biografía del autor/a

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutora em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutora em Comunicação  e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras _ UFLA

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

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Publicado

2022-05-04

Número

Sección

DOSSIÊ: MÉTODOS, METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA