O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8580

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Gestão Democrática. Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho discute a participação do gestor escolar no processo de construção da Educação Inclusiva, alicerçada em justiça e equidade para o alunado da Educação Infantil. Foi realizada uma investigação de caráter bibliográfico sobre a atuação do gestor escolar nas dimensões administrativa e pedagógica, por meio da análise da fundamentação histórico-legal da Educação Inclusiva como um direito na Educação Básica. Verificou-se que as contribuições do gestor escolar se desdobram, atualmente, a partir do modelo de Gestão Democrática, tencionando ampliar a viabilidade de mudanças de paradigmas, a promoção de cultura inclusiva e a construção de um espaço escolar de valorização do educando como ser social, ético, histórico e singular. Constatou-se, ainda, que o gestor escolar não é um agente absoluto na promoção das mudanças que o cenário escolar brasileiro exige, sendo essencial o apoio de regulamentações, de políticas públicas e dos demais atores envolvidos com a efetivação de uma escola inclusiva.

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Biografia do Autor

Mercia Marques de Mesquita Reinehr, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

Possui graduação em Letras-Inglês/ Formação Pedagógica pela Universidade Estácio de Sá - Jaraguá do Sul/SC(2020), graduação em Administração pela Universidade Federal de Roraima(2008), graduação em Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (Complem. Pedagógica) pelo Instituto Federal de Santa Catarina(2020), especialização em Pós-graduação, Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina(2020) e especialização em MBA em Auditoria Hospitalar pela Universidade Anhanguera - Uniderp(2018). 

Roselaine Ripa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

Pedagoga e Doutora em Educação, professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO