MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GÊNERO TEXTUAL “PLAYLIST”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.8772

Palabras clave:

Playlist

Resumen

Este trabalho tem por objetivo trazer um relato de experiência didática, fundamentada nas teorias de multiletramentos, aplicada em turma do primeiro ano do ensino médio profissional em programação de jogos digitais. Diante das transformações no ambiente escolar, devido à pandemia e ao avanço tecnológico, os docentes adquiriram novas práticas educativas e buscaram alternativas atraentes para tornar a leitura possível e agradável aos olhos dos alunos. De fato, o desenvolvimento da leitura deve ser encarada como um dos fundamentos para a utilização de recursos tecnológicos e dos multiletramentos. A metodologia usada compreende uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. O método e os procedimentos de pesquisa adotados são estruturados com relatos de experiência de uma docente. Como produto desta pesquisa, é proposto o trabalho com diversos gêneros textuais e a criação de uma playlist.

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Biografía del autor/a

Paula Almeida Morato de Laet, Centro Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (CPS), na Cidade de São Paulo/SP. É Professora de Ensino Médio e Técnico na ETEC. 

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Paula Souza

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), na Cidade de São Paulo/SP. É Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS. 

Thiago da Silva Vieira, Centro Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. Graduado em Letras, com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Uniderp de Campo Grande - MS. É professor de Língua Inglesa no ensino médio e técnico, na ETEC  e Professor de ensino superior na FATEC. 

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Publicado

2024-09-09