ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9220

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Educação profissional integrada, Avaliação da aprendizagem, Metacognição

Resumen

O ensino médio integrado tem sido apontado como possibilidade de garantir uma formação mais completa aos educandos, dando a eles condições de transformar sua realidade, com vistas a um modelo societário mais justo e solidário. Práticas e valores construídos e vivenciados coletivamente no ambiente escolar concorrem para a construção das identidades dos educandos, refletindo nos demais espaços sociais em que participam. A partir de revisão bibliográfica, e tendo o materialismo histórico-dialético como abordagem e método de análise, foi realizada uma discussão conceitual e teórica com objetivo de compreender como a avaliação da aprendizagem pode ser conduzida de modo a contribuir para uma proposta de ensino médio integrado como a apresentada. Verifica-se que a metacognição pode colaborar para uma atuação mais ativa e consciente por parte do estudante, com potencial de gerar benefícios em seu processo de ensino e aprendizagem e em outros aspectos da sua vida.

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Biografía del autor/a

Otavio Patrício Netto, Instituto Federal Catarinense

Estudiante de maestría en el Programa de Posgrado en Educación Profesional y Tecnológica (ProfEPT) en el Instituto Federal Catarinense. Especialización en Gestión Escolar del Centro Universitário Leonardo da Vinci (Santa Catarina, Brasil). Licenciatura en Artes Visuales del Centro Universitário Leonardo da Vinci (Santa Catarina, Brasil). Técnico Administrativo en Educación en el Instituto Federal Catarinense. Correo electrónico: netto.otavio@gmail.com. Currículum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4332807021956484. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5342-294X.

Cloves Alexandre Castro, Instituto Federal Catarinense

Posdoctorado en Geografía por la Universidade de São Paulo (USP). Doctor en Geografía Humana por la Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Máster en Geografía Humana por la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT-UNESP). Licenciado en Geografía Humana por la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT-UNESP). Profesor de Educación Básica, Técnica y Tecnológica en el Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Profesor del Mestrado Profesional en Educación Profesional y Tecnológica (ProfEPT) en la institución asociada Instituto Federal Catarinense. Correo electrónico: cloves.castro@ifc.edu.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3122759041294108. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5383-6563.

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Publicado

2023-11-27

Número

Sección

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO