O ENEM NO GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO: FUNÇÕES DO EXAME NO CENÁRIO DA POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9240Palabras clave:
Enem, Política educacional, neoliberalismoResumen
O artigo discute a utilidade dada aos exames de larga escala na política e gestão da educação nacional. Objetivou-se analisar as funções do Exame Nacional do Ensino Médio na política e gestão educacional brasileira em diferentes períodos do governo federal. Para tanto, realiza-se uma pesquisa documental com base nos editais, portarias e decretos que abordam a funcionalidade do exame no período de 1998 a 2022, fundamentada na epistemologia sociocrítica dos estudos sobre a avaliação educacional. Conclui-se que o Enem tem exercido diferentes papéis no cenário educacional, sobretudo, como mecanismo de seleção para o ensino superior, no contexto da meritocracia de políticas neoliberais, em que, na falta de oportunidades para todos, o exame seleciona os mais aptos para a continuidade dos estudos, validando a competitividade, a meritocracia e a responsabilização na gestão da política educacional.
Descargas
Citas
AFONSO, Almerindo Janela. Reforma do estado e políticas educacionais: entre a crise do Estado-Nação e a emergência da regulação supranacional. Educação & Sociedade. Campinas, v. 22, n. 75, p. 15-32, ago. 2001.
ALMEIDA, Vitor Sergio de. Políticas de avaliação externa no Ensino Médio: O Enem sob a perspectiva de discentes e docentes da escola pública. 2019. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. A reforma do ensino médio do governo Temer, a educação básica mínima e o cerco ao futuro dos jovens pobres. HOLOS, Ano 34, V. 08. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7065. Aceso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Decreto nº 9. 432, de 29 de junho de 2018. Regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica. Brasília-DF, 2018. Brasília -DF, 2018a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9432.htm. Acesso em: 28 fev. 2022.
BRASIL. Lei nº 10. 260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10260.htm. 2001. Acesso em: 28 02. 2022.
BRASIL. Lei nº 11. 096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm. 2006. Acesso em: 28 02. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília - DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 07 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília -DF, 2018b.
BRASIL. Ministério da Educação. Ciência sem fronteiras. O que é?. Portal CSF. 2011. Disponível em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa. Acesso em: 28 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. 1998. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0178-0181_c.pdf. Acesso em: 09 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Portaria nº 110, de 04 de dezembro de 2002. Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2003 (ENEM/2003). Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-110-2002_183543.html. Acesso em: 09 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Portaria nº 7, de 19 de janeiro de 2006. Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2006 – ENEM/2006. 2006. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=194616. Acesso em: 09 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Portaria nº 109, de 27 de maio de 2009. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 100, p. 56, 28 maio 2009. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=214657. Acesso em: 09 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Edital nº 01, de 18 de junho de 2010. Exame Nacional do Ensino Médio – Enem/2010. Brasília-DF, 2010. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/legislacao/2010/edital_enem2010_atualizado_081010.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Edital nº 13, de 07 de abril de 2017. Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2017. Diário Oficial da União: Seção 3, Brasília-DF, n. 69, p. 47, 10 abril. 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2017/edital_enem_2017.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Edital nº 16, de 20 de março de 2018. Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018. Diário Oficial da União: Seção 3, Brasília -DF, n. 55, p. 53-58, 21 março. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2015-pdf/29891-port-norm-13-fies-14-12-2015-pdf/file. Acesso em: 28 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Informativo ENEM. ENEM prepara você para as provas da vida. 2005. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/2005/revista_enem_05.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Brasília -DF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília -DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília -DF, 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.530, de 07 de dezembro de 2017. Brasília -DF, 2017b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 412, de 17 de junho de 2021. Institui o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília -DF, n. 113, p. 70, 18 jun. 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-411-de-17-de-junho-de-2021-326511393. Acesso em: 28 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 458, de 5 de maio de 2020. Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília -DF, n. 85, p. 57, 6 maio. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-458-de-5-de-maio-de-2020-255378342. Acesso em: 28 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 468, de 03 de abril de 2017. Dispõe sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 65, p. 40, 04 abril. 2017c. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20144117/do1-2017-04-04-portaria-no-468-de-3-de-abril-de-2017-20144067. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 492, de 27 de maio de 2009. Altera a Portaria MEC nº 438 de 28 de maio de 1998. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=217611. Acesso em: 09 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 671, de 31 de julho de 2013. Dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para acesso a vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 147, p. 14, agosto, 2013. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-671-de-31-de-julho-de-2013-30804379. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 807 de 18 de junho de 2010. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2010. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=227492. Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 391, de 7 de fevereiro de 2002. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: file:///C:/Users/Aysllan/Downloads/Portarias%20ENEM/Portarian391de7defevereirode2002_RedaoENEM.pdf. Acesso em: 09 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 1, de 14 de janeiro de 2011. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília -DF, n. 11, p. 13-14, 17 jan. 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7407-portaria-normativa-1-14-01-2011&category_slug=janeiro-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 1, de 22 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES, regulamenta a adesão de mantenedoras de instituições de ensino não gratuitas e dá outras providências. Brasília -DF, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/Aysllan/Downloads/port_normativa_n01_22012010_fies.pdf. Acesso em: 28 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 13, de 11 de dezembro de 2015. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília -DF, n. 238, p. 12, 14 dez. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2015-pdf/29891-port-norm-13-fies-14-12-2015-pdf/file. Acesso em: 28 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 25, de 21 de dezembro de 2016. Dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies referente ao primeiro semestre de 2017 e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília -DF, n. 245, p. 44-46, 23 dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Aysllan/Downloads/FIES%202017%20portaria.pdf. Acesso em: 28 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Universidade para Todos - PROUNI. Prouni e ENEM. Portal do governo brasileiro. 2022a. Disponível em: https://prouniportal.mec.gov.br/tire-suas-duvidas-pesquisa/prouni-e-enem. Acesso em: 28 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Seleção Unificada - SISU. Portal do governo brasileiro. 2022b. Disponível em: https://sisu.mec.gov.br/#/#onepage. Acesso em: 28 fev. 2022.
BROOKE, Nigel. Responsabilização educacional no Brasil. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, vol. 1, n. 1, 2008.
CARDOSO, Fernando Henrique. Mãos à Obra, Brasil: proposta de governo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008.
CASTRO, Maria Helena Guimarães; TIEZZI, Sérgio. A reforma do ensino médio e a implantação do ENEM no Brasil. In: BROCK, Colin; SCHWARTZMAN, Simon (Org.). Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 115-147. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/desafios/4ensinomedio.pdf. Acesso em: 09 fev. 2022.
CATELLI JUNIOR, Roberto. Políticas de certificação por meio de exames nacionais para a educação de jovens e adultos: um estudo comparado entre Brasil, Chile e México. 2016. 330 f. Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean; et al. (orgs). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295-316.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Manual de candidatura graduação sanduiche. Brasília, 2015. Disponível em:http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=2786a5fd-93e2-4eff-a069-a2448fc5ed11&groupId=214072. Acesso em: 28 fev. 2022.
CORDEIRO, Adriana de Deus. Política pública de avaliação educacional: o ENEM e o ensino médio em escolas públicas de Vilhena – RO. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto velho-RO, 2017.
CURY, Carlos Roberto Jamil. O Ensino Médio no Brasil: histórico e perspectivas. Educação em Revista, Belo Horizonte. n. 27, p. 73-84, 1998.
FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
GARCIA, Ricardo Alexandrino; RIOS-NETO, Eduardo Luiz Gonçalves; MIRANDA-RIBEIRO, Adriana de. Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil. Revista brasileira de Estudos de População, v. 38, 1-32, e0152, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0152. Acesso em: 16 fev. 2022.
GRANJA, Cintia Denise; CARNEIRO, Ana Maria. O programa Ciência sem Fronteiras e a falha sistêmica no ciclo de políticas públicas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.110, p. 183-205, jan./mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801962. Acesso em: 14 fev. 2022.
HILARIO, Rosangela Aparecida. O ENEM como indutor de políticas públicas para melhoria da qualidade do ensino médio. Caderno de Pós-Graduação – Educação, São Paulo, v. 7, p. 95-107, 2008. Disponível em: file:///C:/Users/Aysllan/Downloads/1912-8354-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.
JALOTO, Alexandre; PRIMI, Ricardo. Fatores socioeconômicos associados ao desempenho no Enem. Em aberto, Brasília, v. 34, n. 112, p. 125-141, set/dez. 2021. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5002/4050. Acesso em: 16 fev. 2022.
LEAL, Amilton Flávio Coleta; SANTOS, Cristiane Pereira dos; MOTTA, Ana Luiza Artiaga Rodrigues da. A reformulação das portarias do ENEM: uma análise discursiva das diferentes versões. Revista do Departamento de Letras da FFP/UERJ (SOLETRAS), n. 30, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/18451. Acesso em: 09 fev. 2022.
MARTINS, Carla Alves Ribeiro. Política de educação profissional: a implementação do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) – (2011-2014). 2015. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
NASCIMENTO, Juvenilto Soares. et al. Reelaborações sucessivas do ENEM: função intrínseca, objetivos transitórios. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 2020, Campina Grande. Anais VII CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Acesso em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/69432. Acesso em: 28 fev. 2022.
NOGUEIRA, Claudi Marques Martins. et al. Promessas e limites: o SISU e sua implementação na universidade federal de minas gerais. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, n. 02, p. 61-90, e161036, abril-junho, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698161036. Acesso em: 09 fev. 2022.
PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT). Programa de governo. Uma escola do tamanho do Brasil. São Paulo, ago. 2002. Disponível em: https://fpabramo.org.br/csbh/wp-content/uploads/sites/3/2017/04/16-umaescoladotamanhodobrasil.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.
PEREIRA, Mary José Almeida; CAMARGO, Arlete Maria Monte de. O neoliberalismo e a privatização da educação: formação de professores e as relações entre as parcerias público-privadas. Interação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 300-316. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Aysllan/Downloads/61147-Texto%20do%20artigo-295967-1-10-20201003.pdf. Acesso em: 09 fev. 2022.
ROCHA, Paula Del Ponte; FERREIRA, Maria. A publicidade oficial do Enem representada nas mídias: um olhar para o exame como dispositivo educacional. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, e20190114, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0114. Acesso em: 16 fev. 2022.
SILVA, Rafaela Campos Duarte; MELO, Savana Diniz Gomes. ENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1385-1404, out./dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684906. Acesso em: 16 fev. 2022.
SILVA, Simone Gonçalves da.; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Os efeitos da certificação pelo ENEM no ensino e nos processos de ensinar e de aprender na Educação de Jovens e Adultos. Educação Unisinos, vol. 21, núm. 2, pp. 186-194, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4496/449652565008/html/. Acesso em: 09 fev. 2022.
TRAVITZKI, Rodrigo. Enem: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade escolar. 2013. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Aysllan de Sousa Sobrinho, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND